Dinâmica: "Urso de pelúcia"


Objetivo: mostrar que o outro é importante
Material: um urso de pelúcia
Procedimento: Forme um círculo com todos e passe o urso de mão em mão, quem estiver com o urso deverá falar o que tem vontade de fazer com ele. No final que todos falarem deve-se pedir para que façam o mesmo que fizeram com o urso com a pessoa do lado.


Essa dinâmica pode ser usada na confraternização com a família nas festas de final de ano.



fonte da imagem: freepik

Hora do humor

Um dia, enquanto caminha pela rua, uma mulher de sucesso, diretora de Recursos Humanos de uma multinacional, (aquelas que fazem de tudo para vender a imagem de sua empresa aos futuros empregados), é tragicamente atropelada por um caminhão e morre.

Sua alma chega ao paraíso e se encontra, na entrada, com São Pedro, em carne e osso.

Bem-vinda ao paraíso, diz São Pedro! Mas... Antes que você se acomode, parece que temos um problema. Você vai perceber que é muito raro um diretor de recursos humanos chegar aqui e não estamos seguros do que fazer com você.

Não tem problema, deixe-me entrar.

- Diz ela, já analisando São Pedro dos pés à cabeça e imaginando seu antigo trabalho e se ele fosse um candidato, se ela o contrataria para trabalhar em sua empresa.

- Bom que eu gostaria de deixá-la entrar agora mesmo, mas tenho ordens do Superior. O que faremos é fazer com que você passe um dia no inferno e outro no paraíso, e então poderá escolher onde passar a eternidade.

- Então, já está decidido. Prefiro ficar no paraíso, diz a mulher.

- Sinto muito, mas temos nossas regras. Primeiro você precisa conhecer os dois locais.

E, assim, São Pedro acompanha a diretora ao elevador e desce, desce, desce até o inferno.

As portas se abrem e aparece um verde campo de golfe. Mais distante um belo clube. Lá estão todos os seus amigos, colegas diretores que trabalharam com ela e grandes executivos de outras empresas (principalmente de consultoria de RH), todos em trajes de festa e muito felizes.Correm para cumprimentá-la, beijam-na e se lembram dos bons tempos. Jogam uma agradável partida de golfe e mais tarde jantam juntos num clube muito bonito e se divertem contando piadas e dançando. O Diabo, então, era um anfitrião de primeira classe, elegante, charmoso, muito educado e divertido. Ela se sente de tal maneira bem que, antes que se dê conta, já é hora der ir embora. Todos lhe apertam as mãos e se despedem enquanto ela entra no elevador. O elevador sobe, sobe, sobe, e ela se vê novamente na porta do paraíso, onde São Pedro a espera.

- Agora é a hora de visitar o céu.

Assim, nas 24 horas seguintes, a mulher se diverte pulando de nuvem em nuvem, tocando harpa e cantando. É tudo tão bonito e tão sereno, que, quando percebe, às 24 horas se passaram e São Pedro vai buscá-la. Então, passou um dia no inferno e outro no paraíso. Agora você deve escolher sua eternidade. A mulher pensa um pouco e responde:

- Senhor, o paraíso é maravilhoso, mas penso que me senti melhor no inferno, com todos meus amigos e aquela intensa vida social.

Assim, São Pedro a acompanha até o elevador, que outra vez desce, desce,desce, até o inferno. Quando as portas do elevador se abrem ela depara com um deserto, inóspito, sujo, cheio de desgraças e coisas ruins. Vê todos os seus amigos,vestidos com trapos, trabalhando como escravos, aguilhoados por diabos inferiores, que estão recolhendo as desgraças e colocando-as dentro de bolsas pretas. O diabo se aproxima e conduz a mulher pelo braço, com brutalidade.

- Não entendo - balbucia a mulher - Ontem eu estava aqui e havia um campo de golfe, um clube, comemos lagosta e caviar, dançamos e nos divertimos muito.Agora tudo o que existe é um deserto cheio de lixo e todos os meus amigos parecem uns miseráveis.

O diabo olha para ela e sorri:

- Ontem estávamos te contratando. Hoje você faz parte da equipe!

Candidato inconveniente

Ultimamente tenho analisado essa geração e tenho encontrado alguns pontos que me incomodam, as pessoas perderam a noção do que são regras, o mais interessante é que mesmo assim acham que estão certas.

As vezes o que parece uma coisa boba pode gerar um transtorno enorme e quem quis causar uma boa impressão acaba perdendo uma boa oportunidade.

segue uma historinha para ilustrar:

A empresa X precisa substituir uma pessoa mas como é uma empresa enxuta não tem como fazer o processo seletivo sem que isso gere um alarde dentro da empresa.
Para minimizar a situação faz a divulgação da vaga e pede para que os candidatos enviem o currículo para um e-mail de um provedor gratuito.

O título da vaga é; "Vaga de XXX para uma empresa do ramo Y na região Z de São Paulo"
Enviar Cv para e-mail xxxxxxx@provedorgratuito.com.br
Atividades:
Salário:
benefícios:
etc, etc, etc....
O Nome da empresa será divulgado apenas para os selecionados para entrevista

Foram tomados todos os cuidados para manter o sigilo.

Tudo caminhando bem até que a empresa X recebe uma ligação de uma pessoa perguntando se tem vaga (coisa normal do dia a dia de um RH). A pessoa do RH diz que não tem vagas abertas mas se a pessoa quiser mandar um currículo pode enviar para o e-mail do RH.
A pessoa do outro lado da linha diz, você tem certeza que não tem vagas abertas.
No momento não temos mas aceitamos currículos para eventuais vagas que possam surgir.
O dito candidato solta a seguinte frase:
Não entendo por que você está mentindo, vi um anuncio para a vaga XXX e dizia que era para uma empresa do ramo Y na região Z. Bom já liguei em todas perguntando da vaga e sua empresa é a última, se não era nenhuma delas então é a sua. Olha moça vou ser bem claro, eu sou um ótimo candidato e não quero participar de um processo com um monte de gente. Posso ir ai amanhã fazer a entrevista.
A resposta do outro lado da linha foi simplesmente: não, você não pode pois não temos vagas.


Isso pode parecer piada mas aconteceu realmente.

Uma dica aos candidatos:

Se a empresa não divulgou o nome é por algum motivo, não tente adivinhar nada, não é brincadeira de adivinhação.

Agora imagine o transtorno que você pode ter gerado nas demais empresas com esse discurso ridículo e inadequado.

Se em algum momento você ouviu que ter atitude agrada o selecionador creio que você não entendeu direito o que é atitude, a sua ação foi falta de respeito e não atitude.

Se você que está lendo esse post já tentou burlar alguma regra de um processo seletivo fica a dica:
as regras existem para serem cumpridas o que para você pode parecer iniciativa pode ser visto pelo selecionador como falta de educação.

Não seja o candidato inconveniente.


Dinâmica: A Família ideal

Público: grupos de jovens que se reúnem a algum tempo.

Material: oito corações de papel; em cada um deles estará escrito uma característica da família ideal: comunicação, respeito, cooperação, união, compreensão, fé , amizade, amor.

Desenvolvimento:

  1. O animador convida os presentes a formarem, espontaneamente, equipes em número não inferior a cinco pessoas. Escolhem um nome de família e, colocando-se a uns cinco metros do animador, ouvem as regras da dinâmica. A dinâmica consiste em descobrir a equipe que melhor reflete as características de uma família ideal. Para isso, todos devem enfrentar uma série de provas. Para algumas, são concedidos vários minutos de preparação. Outras, porém, devem ser realizadas de imediato. A família (equipe) que vence uma prova, recebe um coração. As últimas atividades realizam-se em conjunto (duas equipes se unem). 
  2. O animador vai propondo as equipes as diferentes provas: 
  • A família que chegar primeiro junto a ele, com a lista de todos os seus integrantes, recebe o coração da Comunicação.
  •  A família que melhor representar uma cena familiar, recebe o coração do Respeito. Dispõem de quatro minutos para a preparação desta prova. 
  •  A família que conseguir formar primeiro uma roda de crianças, recebe o coração da Cooperação.
  • A família que conseguir primeiro cinco cadernos e cinco lápis ou canetas, recebe o coração da Compreensão. 
  • A família que melhor representar, através da mímica, um ensinamento de Jesus, recebe o coração do Amor. As equipes dispõem de quatro minutos para preparar esta prova. 
  • As famílias (nesta prova, trabalha-se em conjunto com outra equipe) que apresentarem a Miss ou o Mister mais barrigudo (usam-se roupas), recebem o coração da União. As equipes dispõem de três minutos para se preparar. 
  • As famílias (as mesmas equipes em conjunto) que apresentarem o melhor conjunto vocal, recebem o coração da Amizade. As equipes dispõem de quatro minutos para se preparar. 
  • As famílias (as mesmas) que apresentarem o melhor “slogan” recebem o coração da Fé. Dispõem de quatro minutos para se preparar.
Em equipe avalia-se a experiência: .


  • Para que serviu a dinâmica ? 
  • Como cada um se sentiu durante o exercício ? 
  • Como foi a participação de sua equipe ? 

As respostas são comentadas em plenário e, a seguir, associa-se esta experiência à vida do grupo.

  • De que maneira pode associar a dinâmica à vida do grupo ?
  • Que podemos fazer para que haja mais integração ?

Dinâmica das Boas notícias

Público: Grupos de jovens ou de adultos

Material: uma folha de papel e lápis para cada pessoa.

Desenvolvimento:

  • O animador pode motivar o exercício da seguinte maneira: “Diariamente, todos nós recebemos notícias, boas ou más. Algumas delas foram motivo de grande alegria e por isso as guardamos com perfeita nitidez. Vamos hoje recordar algumas dessas boas notícias “. 
  • Logo após, explica como fazer o exercício: os participantes dispõem de 15 minutos para anotar na folha as três notícias mais felizes de sua vida. 
  • As pessoas comentam suas notícias em plenário, a começar pelo animador, seguido pelo vizinho da direita e, assim, sucessivamente, até que todos o façam. Em cada uma das vezes, os demais participantes podem dar seu parecer e fazer perguntas. 
  • Avaliação . Para que serviu a dinâmica ? . O que descobrimos acerca dos demais ?

Dinâmica: Descubra a senha

Público: adolescentes, mínimo 8 pessoas.

Duração: 10 minutos.

Material: nenhum.

Forme um círculo (ou determine uma ordem de participantes). A brincadeira consiste descobrir a senha que permite ir à festa.
 Cada jogador deve dizer "Vou a festa..." e acrescentar uma roupa ou acessório. O orientador do jogo, dirá se SIM ou NÃO de acordo com uma senha que ele determinou previamente sem dizer a ninguém. Quem descobre a senha pode se juntar ao orientador dizendo SIM ou NÃO para os colegas. Encerre o jogo quando mais da metade do grupo já houver descoberto a senha e deixe o grupo ajudar aos demais a identificar qual a senha. Sugestões de senhas: - roupas e acessórios que esteja vestindo no momento da brincadeira - objetos que comecem com letras do nome de cada jogador - roupas ou acessórios que a pessoa que está à direita esteja vestindo.

Dinâmica do cochicho

Objetivos

  • Levar todos os integrantes do grupo a participar de uma discussão. 
  • Colher opiniões e sugestões de um grupo e sondar interesses 
  • Criar uma atmosfera informal e democrática durante um estudo. 
  • Dar oportunidade para a troca de idéias dentro de um grupo. 
  • Obter rapidamente idéias, opiniões e posições dos participantes de um grupo 
Componentes

  • Coordenador: orientar e encaminhar o trabalho. 
  • Secretário: anota no quadro as idéias dos participantes. 
Público: acima de 7 pessoas


Passos

  • Coordenador expõe de forma clara uma questão, solicitando idéias do grupo. 
  • Coordenador divide o grupo de 2 em 2 ou 3 em 3(depende do número de participantes o grupo).
  • Formados os grupos, passam a trabalhar. Cada grupo tem 2, 3 ou 4 minutos para expor suas idéias, sendo um minuto para cada participante. 
  • Uma pessoas de cada grupo expõe em plenário, a síntese das idéias do seu grupo.
  • O secretário procura anotar as principais idéias no quadro.
  • O coordenador faz um comentário geral, esclarece dúvidas. 
  • Alguém do grupo pode fazer uma conclusão. 

Avaliação
  • O que aprendemos? 
  • O que descobrimos em relação ao grupo? 
  • O que precisamos aprofundar sobre este assunto?

Dinâmica: A Fonte


OBJETIVO:
Demonstrar a influência dos modelos mentais na interpretação dos fatos

CENÁRIO:

DESENVOLVIMENTO:
1. Divide-se o grupo em quatro grupos menores.
2. Solicitar a cada grupo que responda a seguinte questão: Vocês receberam esta mensagem: “Você anda trabalhando bastante”. Como você interpretaria essa mensagem se ela lhe fosse transmitida por:
médico,
seu chefe,
sua mãe, 
uma pessoa que está tentando tomar seu lugar na empresa.
3. O grupo deve discutir qual a impressão que a frase, dita pela pessoa indicada, deixa no grupo, sendo que para cada grupo, um dos indicados acima disse a frase.
4. Escolhe-se um relator que deve repassar ao grupão a conclusão do grupo, sem identificar quem disse a frase. Isto deve ser tarefa do grupão.

MATERIAL:
Papeletas com a frase para cada grupo e papel e caneta para os participantes.

ENTUSIASMO


Esta é uma das palavras mais lindas que conheço.
Sua etimologia é incrivelmente bela.
Vejamos.
En”, nesta palavra, chega até através do latim “In”, prefixo que pode ter muitas funções, mas aqui significa  “no interior, em”.
Depois temos o já conhecido “Theo”, do grego “deus”.
Agora vem uma palavra que mereceria um livro (eu conheço alguns bons sobre o assunto): hagiasmos. No caso aqui leiamos “raguiasmós”.
Esta palavra é a que é a que se encontra na Bíblia para definir santidade.
Bom, então, entusiasmo seria “Deus santificando nosso interior”.
Nesta altura do campeonato, muitos entusiastas do ateísmo já estarão odiando a palavra...
Vamos falar de entusiamo a partir desta origem tão especial.
Não vou definir Deus aqui.
Também não vou me furtar de revelar em quem creio.
Creio em Deus. Seu nome é Jesus Cristo. A Bíblia é Sua palavra.
Agora que já matou sua curiosidade sobre minha fé, tente acompanhar meu pensamento.
Hagiasmos” que nos chega pela Bíblia traduzido como “santo”,  é uma palavra que no sentido original significa “manter-se afastado de”.
Como ser santo? Mantendo-se afastado do mal. (Só faltava agora você me perguntar: E o que é o mal?).
Todos nós temos o bem senso implantado, por esta Semente Divina, em nossos corações.
Bom, se todos nós fomos por Ele criados, temos a obrigação de dizer sempre: Só alegria!
Lembre-se: Você pode estar triste, mas é  feliz.
Faz parte de nossa missão aqui na Terra o “ser entusiasmado”.
Afinal, é Ele quem santifica nosso coração.
Mas voltando ao “hagiasmos”, ao “manter-se afastado do mal”, pensemos em como agradar a Deus.
Existem duas formas de fazê-lo.
Uma, é como sugere esta palavra em pauta, ficando longe daqueles que você percebe que não querem fazer a coisa certa.
A outra, é aproximar-se de Deus estando ao lado daqueles que você sabe que querem fazer a coisa certa.
Viu como é simples?
Então, ser entusiasmado é estar do lado do bem.
Não importa qual seja a sua profissão, esteja do lado do bem.
Viva para servir. Conhece a frase: Quem não vive para servir não serve para viver?
As pessoas gostam de estar ao lado dos entusiasmados.
As pessoas querem seguir os entusiasmados.
Esta é, portanto, a raíz de qualquer princípio de liderança.
Permitindo que o maior de todos os líderes more em nosso coração e a todos contagie.
Certa vez Jesus lavou o pé de seus discipulos.
Constantemente Ele os chamava para si e lhes fazia lembrar qual era o caminho, e principalmente, qual era a direção.
Os amava tanto que morreu por eles.
Líder, sua missão é liderar com entusiasmo.
O bom líder não destrói seus adversários. Ele os transforma em aliados.

 João Luiz Gabassi


Programa Conhecer


Objetivo
Integrar novos funcionários e equalizar os conhecimentos referente às Metodologias e Programas de Gestão da empresa.
Como Funciona
O novo funcionário terá um padrinho (madrinha ) que o acompanhará na primeira semana. O padrinho será indicado pelo gestor  da área.
Durante essa semana  o novo funcionário acompanhará todas as atividades do padrinho e será apresentado a os demais funcionários.
Dica

Os funcionários novos e os padrinhos podem ser presenteados com camisetas do programa e o vale almoço nos 5 dias que durar a integração, essa é uma forma de dar boas vindas ao novato e agradecer ao veterano que o auxiliou.

Programa Eu aluno


Objetivo
Incentivar  a busca de conhecimentos para melhoria da vida pessoal.
Como Funciona
Serão promovidos cursos ministrados por profissionais de diversas áreas,  o ideal é que tenha bastante variedade, por exemplo cursos de artesanato, cursos de como dar banho em bebês (homens e mulheres poderão participar), cursos de como contar histórias, palestras sobre vida saudável, enfim temas que promovam bem estar.
Justificativa
Hoje em dia os profissionais passam muito tempo na empresa e não tem muito tempo para cuidar da saúde e do bem estar próprio e dos familiares. A um tempo atrás um colega me pediu dicas do que ele poderia fazer quando estivesse com o filho de dois anos, ele é separado e o filho mora com a mãe e ele não tinha ideia deque tipo de brincadeira ele poderia fazer com o menino, quando dei alguns exemplos ele adorou pois disse que não sabia direito como lidar com a situação e minhas dicas o ajudariam muito.



Café com o presidente



Objetivo
Estabelecer um contato do diretor presidente  com a equipe para um melhor conhecimento mútuo, em um ambiente descontraído, com pauta de discussão livre.
Como Funciona
Mensalmente, de 8 a 10 funcionários serão convidados a participar de um café da manhã com o diretor presidente.
A pauta é livre e os assuntos vão desde temas táticos e de gestão da área, até conversas mais descontraídas não vinculadas ao ambiente de trabalho.
Uma ideia de pauta é de criarem uma caixinha de sugestões onde os funcionários depositam suas ideias,  e as ideias implantadas o autor ganha um prêmio, a análise e a votação das sugestões podem acontecer nesse café.
Participei de algo parecido em uma empresa que trabalhei e foi super bacana, dei uma ideia e foi aprovada nessa comissão, meu prêmio foi um cheque não lembro o valor mas uma sugestão para os dias de hoje poderia ser de R$ 200,00.
Dica

O convite pode ser feito com um mimo, uma xícara personalizada com o nome do projeto, os funcionários gostam de mimos mas cuidado para não dar um tiro no pé, comprar canecas de 1,99 sem nenhum diferencial não vai pegar bem, por isso se quiser dar um mimo contrate uma empresa de brindes e escolha algo que todos vão gostar.

Arroz, Feijão, Integração





Objetivo
Promover a integração de gestores e equipe, fora do ambiente de trabalho, para melhor conhecimento mútuo e debate sobre os aspectos táticos e/ou de gestão da área.
É uma oportunidade de comunicação,  sem temas pré-definidos.
Como Funciona
Mensalmente, cada diretor almoça, fora do ambiente de trabalho, com 4 ou 5 membros de sua  equipe, de modo a criar um ambiente mais confortável para que sugestões possam ser feitas.
Benefícios
Ao sair do ambiente  de trabalho criamos um clima descontraído e por mais que a conversa gire em torno do mundo corporativo os funcionários se sentirão tranquilos para expor suas ideias.
Dicas
O ideal é que tenha vários estilos no grupo, um tímido que poderá se soltar no meio da conversa, um dinâmico que vai ajudar a dar uma animada, um crítico para trazer o pessoal para a realidade, enfim mesclar o grupo de forma que não tenham panelinhas, e claro o diretor ou gerente deverá conversar com todos de forma amigável sem excluir ninguém.
Para esse trabalho dar certo os comandantes devem estar engajados.


Programa de Gestão de Pessoas



Como ontem foi dia do trabalhador resolvi fazer uma homenagem diferente, vou disponibilizar alguns projetos de gestão de pessoas que fiz quando estava cursando a pós graduação em “Gestão Estratégica de Pessoas para Negócios”.
Alguns desses projetos eu adaptei de outros que vi por ai e montei meu book de projetos. Como os posts ficaria enorme vou dividi-lo em posts diários que estarão disponíveis todas as manhãs às 08:00 horas. Espero que gostem.
Segue a ordem de posts
Arroz feijão integração
Café com o presidente
Eu aluno
Conhecer

Para começar é necessário definir os papéis dos envolvidos no andamento da locomotiva que é a sua empresa.

Definindo os Papéis do Gerente e do Funcionário
Cada um dos lados envolvidos no processo de delegação precisa assumir alguns compromissos. Ambos possuem papéis importantes, mas diferentes.

Os Papéis dos Subordinados
Para que o processo de delegação funcione bem, o subordinado precisa fazer a sua parte. Isto significa, mais especificamente, que o subordinado precisa:
- Aceitar a responsabilidade que lhe foi confiada.
- Trabalhar dentro dos limites de autoridade.
- Se esforçar ao máximo.
- Ser responsável pelos resultados

Os Papéis do Gerente
Para que o processo de delegação funcione bem, o gerente precisa fazer a sua parte. Isto significa, mais especificamente,  que o gerente terá que:  

Estabelecer e usar controle amplo. Como
- Permitir que outros errem.
- Dar autoridade para o funcionário decidir
- Discutir e praticar as idéias que surgirem.

Lição do Bambu Chinês

Como hoje é dia do trabalhador a minha homenagem será com um texto. Espero que gostem e tenham um bom feriado.



O Bambu Chinês
Depois de plantada a semente deste incrível arbusto, não se vê nada por aproximadamente 5 anos - exceto o lento desabrochar de um diminuto broto, a partir do bulbo.
Durante 5 anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, mas... uma maciça e fibrosa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra está sendo construída.
Então, no final do 5º ano, o bambu chinês, cresce até atingir a altura de 25 metros.
Um escritor de nome Covey escreveu: "Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento e, às vezes, não vê nada por semanas, meses ou anos.
Mas se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5º ano chegará e, com ele, virão o crescimento e mudanças que você jamais esperava.
O bambu chinês nos ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projetos, de nossos sonhos...".
Apesar de toda sua altura, o bambu chinês é capaz de curvar-se até o chão diante de um vendaval. No entanto, tão logo cesse o vento, ele se reergue e volta a ser majestoso como sempre.
Para efetivos resultados em nossas ações de cooperação, devemos sempre lembrar do bambu chinês, para não desistirmos facilmente diante das dificuldades que surgirão.
Em nosso trabalho, inevitavelmente estaremos diante de projetos que envolvem mudanças de comportamento, de pensamento e de cultura.
Então, a exemplo do bambu chinês, tenha sempre dois hábitos: persistência e paciência, pois assim você alcançará tudo o que planeja.
Lembre-se que é preciso muita fibra para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita flexibilidade para se curvar até o chão. (Autor Desconhecido)

Dinâmica: Caça Ao Tesouro Humano


Objetivo: ajudar as pessoas a memorizarem os nomes umas das outras, desinibir, facilitar a identificação entre as pessoas; 
Material: uma folha com o questionário digitado, um lápis ou caneta para cada grupo; Intensidade: leve;
Desenvolvimento: o facilitador explica aos participantes que agora se inicia um momento em que todos terão a grande chance de se conhecerem. Dividir em pequenos grupos, a partir da lista de descrições, os grupos devem sair pela empresa ou ao ambiente definido e encontrar uma pessoa que se encaixe com cada item da lista, e pedir para pessoa que assine o nome na lacuna.
Exemplo:
1. Alguém que pratica atividade física no mínimo 3 vezes por semana;
2. Alguém que viva numa casa sem fumantes;
3. Alguém que já tenha morado em outra cidade;
4. Alguém cujo primeiro nome tenha mais de seis letras;
5. Alguém que use óculos;
6. Alguém que consuma frutas e verduras diariamente;
7. Alguém que goste de dançar semanalmente;
8. Alguém que tenha a mesma idade que você;
9. Alguém que goste de jogar futebol semanalmente;
10. Alguém que tenha um animal de estimação (qual?).
Pode-se aumentar a quantidade de questões ou reformular estas, dependendo do tipo e do tamanho do grupo. A equipe que primeiro completar todas as questões será a vencedora.

Mau atendimento - De quem é a culpa?



Ultimamente o péssimo atendimento tem me incomodado muito. a impressão que tenho é que as pessoas saem de casa com meta definida de quantas pessoas serão suas vítimas durante o dia.

De tanto que isso me incomoda parei para observar as pessoas em todos os ângulos.

Bom o primeiro local que somos mau tratados é na padaria, logo de manhã quando queremos tomar um mero café para começar a jornada. Fiquei imaginando o motivo daquela balconista me tratar como se eu fosse sua inimiga mortal sendo que eu apenas pedi um pão na chapa. Se eu fosse conversar com ela (claro que não vou pois com esse humor é capaz que ela me jogue na chapa junto com o meu pãozinho, rsrs), ela me diria que está irritada pois tem motivos para isso e listaria:

1- Peguei uma lotação que realmente fazia jus ao nome.
2- Depois no terminal de ônibus esperei 5 filas para conseguir ser transportada com dignidade
3- Como sempre o ônibus atrasou e meu medo de chegar atrasada começou a me incomodar.
4- O trem para variar estava super lotado, um safado que estava entre os passageiros resolveu aproveitar o aperto e ficou encostando em mim, claro que tive que dar umas bordoadas nele.
5- Desci do trem e andei 10 minutos para chegar ao trabalho
6- Cheguei faltando 5 minutos para iniciar meu expediente,
7- Meu chefe já me olhou de cara feia.
8- Vesti meu uniforme mais rápido que o super homem.
9- Tomei uma bronca do chefe pois cheguei em cima da hora, tentei justificar dizendo que saio de casa todos os dias às 06:30 para entrar às 09:00 em um trajeto que em dias sem trânsito e com o transporte funcionando faço em 40 minutos, não adiantou nada, ele parece que não é humano.
10- Tenho um balcão lotado para atender e estou sozinha aqui, todos estão com pressa mas eu não dou conta de tudo, faço o trabalho de 3 e ganho uma miséria.
11- Deixei meus filhos de 3 anos e o outro de 7 meses com a vizinha para ela levar na creche pois só abre às 07:00 e se eu sair esse horário chego atrasada.
12- Meu marido coitado está com problemas na coluna, ele é servente de pedreiro e carrega peso o dia todo e por isso teve um desvio na coluna mas não consegue passar no médico, tentou marcar uma consulta mas só tem vaga para novembro/2015. O jeito é ir tomando um analgésico para tentar aliviar as dores e continuar trabalhando.

Nos meus passeios mentais eu falaria com o chefe dessa moça para entender o outro lado. Ela reclama do salário baixo e da sobrecarga, ele me responderia:

1- Eu sei que ela está sobrecarregada mas não posso contratar outras pessoas no momento e nem aumentar o salário. A padaria está lotada mas mesmo assim estou com a corda no pescoço.
2- O aluguel do salão aumentou, tentei negociar mas o dono não quis conversa, disse ou paga ou sai. São R$ 5000,00
3- Pago R$ 1000,00 de salário para ela, mais vale transporte R$ 230,00, cesta básica de R$ 100,00, assistência médica R$ 100,00, essa funcionária custa R$ 1898,89. ( quer saber como é feito esse calculo? O link estará no final do post).
4- Fora os impostos que tenho que pagar, a cada dia tenho que me adaptar a uma nova cobrança, por mais que eu venda sempre estou no limite.
5- No mês passado fui assaltado 5 vezes, isso acabou com o meu orçamento, tive que contratar um segurança particular, mais um gasto.
6- As vezes penso em desistir de tudo pois ser empreendedor no Brasil não é fácil mas se eu fechar as portas o que vai ser das 8 pessoas que trabalham aqui? Com essa crise que estamos vivendo está difícil conseguir um novo emprego.
7- E eu o que poderia fazer, sou Pedagogo, tinha o sonho de ser professor mas sinceramente tenho medo de encarar a escola pública, além do salário que não me atrai tem os perigos da profissão. Admiro meus colegas de faculdade que seguiram a carreira.
8- Meu sonho hoje é ter uma condição de vida melhor e dar uma condição melhor para o meu funcionário mas por enquanto o máximo que posso fazer é servir o café do moço de terno que está aguardando ser atendido.

Com tudo isso fico me perguntando, essa moça tem qualidade de vida para ter condições emocionais para trabalhar? Esse patrão tem condições de dar um ambiente melhor ou um salário melhor? Muitos podem dizer que isso não justifica o atendimento ruim, eu sei disso mas chega uma hora que o povo sofrido não sabe mais o que fazer e acaba descontando em quem não tem culpa.

E então de quem é a culpa pelo mau atendimento?

**Esses diálogos são frutos dos meus ensaios mentais, olho para uma pessoa no trem lotado, pois é o trajeto narrado é o meu, a volta para casa é bem pior, qualquer dia escrevo sobre a volta, fico imaginando a história de vida dela. Já fui empreendedora, já tive escola de inglês, loja virtual de roupa de bebê e loja de doces, sei direitinho quanto custa um negócio, e posso garantir custa caro.***


Quer saber quanto você custa ao seu empregador? Segue o link da calculadora abaixo. Um detalhe essa calculadora considera quem é optante pelo simples, quem não é tem o valor de INSS de terceiros que gira em torno de 5,80% (média). Mas esse é outro assunto.....

http://www.calculador.com.br/calculo/custo-funcionario-empresa

Dinâmica Terra, Céu E Mar



OBJETIVOS: Aquecer e exercitar o senso de direção, percepção de espaço e, naturalmente, descontrair. 

MATERIAL: Não é necessário.

PROCESSO: O facilitador convida o grupo a formar uma fila única, uma atrás da outra, alinhadas da menor para a maior.
A fila deverá formar-se a partir de uma distância de, mais ou menos, um metro de onde está o facilitador.
Começa a orientação: “a fila onde vocês estão é denominada TERRA, à sua direita é o CÉU e à sua esquerda é o MAR”.
Quando eu disser: TERRA! Todos irão para a terra... CÉU! Todos irão para o céu... MAR! Todos irão para o mar. Aqueles que “titubearem” ou deixarem de ir, vão sendo excluídos”.
Aos vencedores (ou aos três finalistas) oferecer um prêmio.

Dinâmica: Varrendo bolas


Objetivo: agilidade, cooperação e trabalho em equipe; 
Material: 15 bolas e uma vassoura para cada equipe;
Intensidade: moderada;
Desenvolvimento: O animador divide o grupo em duas equipes, com igual número de integrantes. Colocam-se em filas paralelas, na linha de partida; em frente a elas, espalha-se uma quantidade de bolas. O primeiro representante de cada fila recebe uma vassoura. Dado o sinal, um dos participantes deve sair varrendo uma das bolas até à meta que será determinada em um local a sua frente, definido pelo professor. Os participantes voltam e passam a vassoura para a segunda pessoa, que deverá fazer a mesma sequência anterior, buscando atingir a mesma meta e assim sucessivamente. A equipe vencedora será aquela que primeiro deslocar todas as bolas até o local definido.

Dinâmica dos autógrafos


                         
Objetivo : Descontrair e promover o conhecimento entre os participantes, aproximar as pessoas, identificar diferenças e semelhanças.
Tipo de grupo : Mínimo 10 participantes
Tempo necessário : Aproximadamente 30 minutos
Materiais : Folha de autógrafos e lápis ou caneta
Procedimentos : 
1- Distribuir a “folha de autógrafos”, previamente definido.
2- Solicitar que cada pessoa escolha e assinale, da forma que quiser.
3- Cada pessoa irá em busca dos autógrafos/assinaturas das pessoas que se enquadrem nas questões definidas.
4- Não vale repetir nenhum nome.
5- Deve-se ser direto. Ex.: Você é um tremendo barbeiro no volante? Se “sim”, a pessoa deve assinar o seu nome na falha da pessoa que perguntou;
6- Pode-se sugerir um prêmio para quem conseguir maior número de assinaturas.
7- Portanto, quanto maior o número de assinaturas, maior o conhecimento travado.
  Ao final, o facilitador conduz alguns comentários e depoimentos do grupo:

*O que foi mais curioso ou surpreendente para vocês?
*Teve alguém que se identificou?
*Qual o objetivo desse exercício?
*Quem conseguiu mais assinaturas?

Dinâmica: “Monólogo e diálogo”





Objetivos                  
Estimular canais de comunicação.
Desenvolver a percepção.
Trabalhar dificuldades de comunicação e entendimento.

Tamanho do grupo:  Independente

Tempo necessário  : 30 minutos

 Materiais :
 Papel e lápis; Folha com desenhos impressos (dois grupos de desenhos )

Arranjo físico:    Sala ampla com formação em U

Metodologia/Regras:
Para o primeiro desenho:
Um dos participantes do grupo vai descrever para os outros um desenho.
Na primeira fase, ele fica de costas para o grupo, e não pode repetir informações, nem responder perguntas
O grupo que está ouvindo e desenhando não pode se manifestar de nenhuma forma.

Para o segundo desenho:
Um dos participantes do grupo vai descrever para os outros um desenho.
Na segunda fase, ele fica de frente para o grupo, e responde todas as perguntas e esclarece o que for levantado.
O grupo que está ouvindo e desenhando pode se manifestar toda a vez que sentir necessidades.

Fechamento :  Trabalhar a dificuldade de comunicação quando uma pessoa fala “sem ouvir” o outro.

Envie seu artigo para divulgação, é grátis!!!!!



Pessoal

estou super feliz com a quantidade de acessos que o blog está alcançando a cada dia e olha que fiquei mais de um mês sem fazer nenhuma publicação, por isso resolvi abri espaço para os meus colegas de RH, quem tiver um blog, uma página no facebook ou em alguma rede social e quiser divulgar por aqui é simples e de graças, basta me enviar um artigo, um pensamento, uma dica ou qualquer outra publicação que tenha como foco a gestão de pessoas, eu publico o material, dou os devidos créditos e faço a divulgação do trabalho da pessoa.

Para participar basta enviar o material para sueliareis@yahoo.com.br colocando no título "divulgar no blog".

Claro que precisa ser um material que você criou, nada de plágio, ok.


As drogas e o RH



Olá Pessoal

depois de muito tempo sem postar estou de volta, sinceramente andava sem inspiração mas observando as pessoas pensei em postar algo polêmico e um assunto que por mais que tentamos fazer de conta que não existe ele está mais visível que nunca.Os vícios

Bom vamos falar das drogas, claro que existem vários outros vícios mas hoje quero falar das drogas e esse é um problemão para o RH.

A um tempo atrás eu trabalhava na Bela Cintra e observava um padeiro que todos os dias quando eu estava chegando para trabalhar eu o via ao lado da padaria fumando (de uniforme) e ficava pensando, puxa ele deve ficar com o uniforme impregnado com o tabaco até que um dia calhou que ele estava do mesmo lado da calçada que eu passava e pude sentir o odor, não era um simples cigarro, era maconha. Fiquei passada com a cena, o rapaz estava usando drogas no horário de trabalho. Fiquei imaginando se eu fosse do RH daquela padaria, o que eu faria?

Muitos podem dizer, ah esse é um problema de pobre, de mão de obra operária, mas posso dizer não é não.

Um amigo me relatou que o chefe dele não conseguia mais raciocinar direito por causa de tanta cocaína que usava e eles são executivos de uma grande empresa, com salários altos, carros importados, bom daí dá para ver que não é a classe social e sim o mal do século que está ceifando vidas.

É triste, muito triste mesmo, conheço uma pessoa que perdeu um ente querido a 16 anos atrás por causa das drogas e até hoje sofre com isso, com a dor da perda, com o sentimento de impotência da família.

Perdi um tio com o vício do álcool e meu pai quase foi no mesmo caminho mas graças a Deus ele conheceu um trabalho espiritual que o curou do vício e a 20 anos ele está curado, na época o trabalho não tinha o nome que tem hoje mas posso garantir que a cura existe sim e é possível.

Sei que alguns podem estar lendo e pensando que eu estou saindo do foco do blog mas creio que não, estou entrando em um assunto real, que está presente em todos os lugares, os vícios e me sinto na obrigação de divulgar algo que salvou a minha família e que pode salvar outras também.

Esse trabalho é comandado pelo Rogério Formigoni, um ex viciado que descobriu a fórmula da cura dos vícios, quer saber um pouco mais? Basta clicar no link abaixo e assista a reportagem que passou no domingo espetacular:

http://sites.universal.org/aultimapedra/na-integra-acompanhe-a-reportagem-exibida-neste-domingo-no-domingo-espetacular-vicio-tem-cura/

Quem quiser comentar fique a vontade e se quiser compartilhar também, afinal temos que fazer o bem sem olhar a quem.





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