Luto - Um grande empreendedor e líder

Hoje pela manhã o ramo dos seguros perdeu um homem que marcou o ramo securitário. O Dr João Alzani Filho ou JAF como muitos o chamavam.
Tive a honra de trabalhar no RH da empresa dele por duas vezes e apesar de pouco contato com ele o admirava.
JAF sempre se mostrou um homem empreendedor e com uma visão incrível para os negócios. Começou de baixo e construiu um grupo respeitado na sua área de atuação e tudo isso sem perder o seu lado humano.
Quando eu comecei trabalhar na empresa dele eu estava na faculdade e como todo estudante vivia sem grana para nada e uma atitude dele me ajudou e a todos os outros colegas que estudavam.
Um dia ele foi no refeitório e viu uma menina comendo macarrão instantâneo já no finalzinho da tarde e ficou curioso para saber se ela não tinha almoçado no horário certo, até por que já tinha acabado o expediente dela e foi informado que ela não tinha dinheiro para comprar lanche na faculdade e por isso comia o macarrão para não ficar com fome.Ele ficou indignado de ela ter que passar por isso e determinou que a partir daquele dia todos os estudantes teriam um lanche fornecido gratuitamente pela empresa. O lanchinho era um pão de forma com presunto e queijo, um achocolatado e um doce em uma sacolinha marrom muito bonita. Pode parecer bobagem mas para quem estuda faz toda diferença. Esse ato mostrou que mesmo com todo o império que ele construiu não deixou o seu lado humano de lado.
Nas festas ele dançava com os funcionários, tirava foto, gostava de estar próximo as pessoas com a simplicidade de uma pessoa que nasceu no interior. 
Fica aqui meus sentimentos a família, que Deus os fortaleça nessa hora difícil e saibam que o Dr João sempre será lembrado como um exemplo a ser seguido. Descanse em paz.


Mundo virtual


Entrei apressado e com muita fome no restaurante.
Escolhi uma mesa bem afastada do movimento, pois queria aproveitar os poucos
minutos que
dispunha naquele dia atribulado, para comer e consertar alguns bugs de
programação de um sistema que estava desenvolvendo, além de planejar minha
viagem de férias que a tempos não sei o que são.
Pedi um filé de salmão  com alcaparras na manteiga, uma salada e um suco
de laranja, afinal de contas fome é fome, mas regime é regime né?
Abri meu notebook e levei um susto com aquela voz baixinha atrás de mim:
-Tio, dá um trocado?
-Não  tenho, menino.
-Só uma moedinha para comprar um pão.
-Esta bem, compro um  para você.
Para  variar, minha caixa de entrada esta lotada de e-mails.
Fico distraído vendo poesias, as formatações lindas, dando risadas com as
piadas malucas.
Ah! Essa música me leva a Londres e a boas lembranças de tempos idos.
-Tio, pede para colocar margarina e queijo também.
Percebo que o menino  tinha ficado ali.
-Ok. Vou pedir, mas depois me deixe trabalhar, estou  muito ocupado, ta?
Chega a minha refeição e junto com ela meu constrangimento.
Faço o pedido do menino, e o garçom me pergunta se  quero
que mande o garoto ir embora.
Meus resquícios de consciência, me impedem de dizer.
Digo que esta tudo bem..
Deixe-o ficar.
Que traga o pão e, mais uma refeição descente para ele.
Então ele sentou á minha frente e perguntou:
-Tio o que está fazendo?
-Estou lendo uns e-mails.
-O que são e-mails?
-São mensagens eletrônicas mandadas por pessoas via Internet (sabia que ele
não ia entender nada, mas, a  título de livrar-me de maiores questionários
disse):
-É como se fosse uma carta, só que via  Internet.
-Tio você tem Internet?
-Tenho sim, essencial ao mundo de hoje.
-O que é Internet ?
-É um local no computador, onde podemos ver e ouvir
muitas coisas, notícias, músicas, conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar,
trabalhar,aprender.
Tem de tudo no mundo virtual.
-E o que é virtual?
Resolvo dar uma explicação simplificada, novamente na certeza que ele pouco
vai entender e vai me liberar para comer minha refeição, sem culpas.
-Virtual é um local que imaginamos, algo que não podemos pegar,tocar.
É lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer.
Criamos nossas fantasias, transformamos o mundo em quase como
queríamos que fosse.
-Legal isso.. Gostei!
-Mocinho, você entendeu que é  virtual?
-Sim, também vivo neste mundo virtual.
-Você tem computador?
-Não, mas meu mundo também é desse jeito... Virtual. Minha mãe fica todo
dia fora, só chega muito tarde, quase não a vejo, eu fico cuidando do meu
irmão pequeno que vive  chorando de fome e eu do água para ele pensar que
é sopa, minha irmã mais velha sai todo dia, diz que vai vender o corpo,
mas não entendo, pois ela sempre volta com o corpo, meu pai está na cadeia
há muito tempo, mas sempre imagino nossa família toda junta em  casa, muita
comida, muitos brinquedos, de natal e eu indo ao colégio para virar medico
um dia.
-Isso é virtual não é  tio?
Fechei meu notebook, não antes que as lágrimas caíssem sobre o
teclado.
Esperei que o menino terminasse de literalmente "devorar" o prato
dele, paguei a conta, e dei o troco para o garoto, que me retribuiu com um
dos mais belos e sinceros sorrisos que já recebi na vida e com um
"Brigado tio você é legal!".
Ali, naquela instante, tive a maior prova do virtualismo insensato em que
vivemos todos os dias, enquanto a realidade cruel rodeia de verdade e
fazemos de conta que não percebemos!
 

Bunda mole é?

Pessoal

recebi o texto abaixo de uma amiga em 2008 e como guardo tudo, guardei esse também e agora vou compartilhar com vocês.

Bunda mole é?
Belinha acordou as seis, arrumou as crianças, levou-as para o colégio voltou para casa a tempo de dar um beijo burocrático em Artur, o marido, e de trocarem cheques, afazeres e reclamações. Fez um supermercado rápido, brigou com a empregada que manchou seu vestido de seda, saiu como sempre apressada, levou uma multa por estar dirigindo com o celular no ouvido e uma advertência por estacionar em lugar proibido, enquanto ia, por um minuto, ao caixa automático tirar dinheiro. No caminho do trabalho batucava ansiedade no volante, num congestionamento monstro, e pensava quando teria tempo de fazer a unha e pintar o cabelo antes que se transformasse numa mulher grisalha. Chegando ao escritório, foi quase atropelada por uma gata escultural que, segundo soube, era a nova contratada da empresa para o cargo que ela, Belinha, fez de tudo para pegar, mas que, apesar do currículo excelente e de seus anos de experiência e dedicação, não conseguiu. Pensou se abdômen definido contaria ponto, mas logo esqueceu a gata, porque no meio de uma reunião ligaram do colégio de Marcinha, sua filha mais nova, dizendo que ela estava com dor de ouvido e febre. Tentou em vão achar o marido e, como não conseguiu, resolveu ela mesma ir ate o colégio, depois do encontro com o novo cliente, que se revelou um chato, neurótico, desconfiado e com quem teria que lidar nos próximos meses. Saiu esbaforida e encontrou seu carro com pneu furado. Pensou em tudo que ainda ia ter que fazer antes de fechar os olhos e sonhar com um mundo melhor. Abandonou a droga do carro avariado, pegou um táxi e as crianças. Quando chegou a casa, descobriu que tinha deixado a porra da pasta com o relatório que precisava ler para o dia seguinte no escritório! Telefonou para o celular do marido com a esperança que ele pudesse pegar os malditos papeis na empresa, mas a bosta continuava fora de área. Conseguiu, depois de vários telefonemas, que um motoboy lhe trouxesse a porra dos documentos. Tomou uma merda de banho, deu a droga do jantar para as crianças, fez a porcaria dos deveres com os dispersos e botou os monstros para dormir.
Artur chegou puto de uma reunião em São Paulo, reclamando de tudo.
Jantaram em silêncio.
Na cama ela leu metade do relatório e começou a cabecear de sono.
Artur a acordou com excitação, a fim de jogo. Como aqueles movimentos estavam cada vez mais raros no casamento deles, ela resolveu fazer um ultimo esforço de reportagem e transar. Deram uma meio rápida, meio mais ou menos, e, quando estava quase pegando no sono de novo, sentiu uma apalpadinha no seu traseiro com o seguinte comentário:
Ta ficando com a bundinha mole, Belinha (...) deixa de preguiça e começa a se cuidar...
Belinha olhou para o abajur de metal e se imaginou martelando a cabeça de Artur ate ver seus miolos espalhados pelo travesseiro! Depois se viu pulando sobre o tórax dele ate quebrar todas as costelas! Com um alicate de unha arrancou um a um todos os seus dentes depois lhe deu um chute tão brutal no saco, que voou espermatozoide para todos os lados!
Em seguida usou a técnica que aprendeu num livro de auto-ajuda: como controlar as emoções negativas. Respirou três vezes profundamente, imaginou a cor azul, e ponderou, não ia valer a pena, não estamos nos EUA, não conseguiria uma advogada feminista caríssima que fizesse sua defesa alegando que assassinou o marido cego de tensão pré-menstrual...
Resolveu agir com sabedoria.
No dia seguinte, não levou as crianças ao colégio, não fez um supermercado rápido, nem brigou com a empregada. Foi para uma academia e malhou duas horas. De lá foi para o cabeleireiro pintar os cabelos de acaju e as unhas de vermelho. Ligou para o cliente novo insuportável e disse tudo que achava dele, da mulher dele e do projeto dele. E aguardou os resultados da sua péssima conduta, fazendo uma massagem estética que jura eliminar, em dez sessões, a gordura localizada.
Enquanto se hospedava num spa, ouviu o marido desesperado tentar localiza-la pelo celular e descobrir por que ela havia sumido pacientemente não atendeu. E, como vingança e um prato que se come frio, mandou um recado lacônico para a caixa postal dele.
A bunda ainda esta mole. Só volto quando estiver dura.
Um beijo da preguiçosa...

Extraído do livro: Este sexo e feminino – de Patrícia Travassos.

Dinâmica: Avaliação Batata Quente




Tema: Perguntas para avaliação ou revisão.

Duração: 10 minutos

Público: crianças, 6 participantes.

Material: 1 saco, perguntas em pedaços de papel, brindes (no mesmo número que as perguntas), aparelho de som e cd com uma música animada.
Coloque as crianças em círculo. Elas terão de passar o saco com as perguntas dentro enquanto a música é tocada. Não vale demorar-se para passar o saco, nem jogar em cima do outro. Tem que ser passado de mão em mão.

Quando parar a música, a criança que estiver com o saco na mão, retira uma pergunta, lê e responde em voz alta. Caso esteja correta ganha o brinde. A brincadeira continua até que as perguntas acabem.

10 erros cometidos na hora de procurar um emprego



Pessoal

A dica de hoje é algo que parece óbvio mas que muita gente erra na hora de procurar um emprego. 
Bom como vocês sabem eu tenho uma página no Facebook onde compartilho vagas de emprego, não é uma agência e nem ganho nada por isso é apenas uma forma de ajudar as pessoas, pois 90% das pessoas (amigos, colegas, colegas de colegas, vizinhos, parentes dos vizinhos, etc) que me mandam algum e-mail, me ligam ou me param na rua me pedem uma ajudinha para conseguir uma recolocação. Como não consigo atender a todos criei em 2011 a página https://www.facebook.com/vicenziorh para compartilhar vagas de colegas e assim  ajudar as pessoas a conseguirem um emprego e fico feliz quando recebo algum feedback de alguém que conseguiu um emprego através do anúncio que eu postei por isso hoje vou dar um toque para alguns que não conseguem a recolocação, seguem as dicas:

1º Leia atentamente o anuncio da vaga, normalmente tem: enviar o currículo para o e-mail tal com o título tal. Simples assim, mas as pessoas não leem ou não prestam a atenção e colocam nos comentários “disponível”, ou o telefone, ou pior ainda “por amor de deus me chama pois estou passando necessidade preciso trabalhar”. Quando eu percebo essas mensagens eu dou um toque para a pessoa mas pela quantidade de notificações que recebo não consigo falar com todos....Sabe quando essas pessoas serão chamadas? Nunca. Se o anuncio diz mandar o currículo é para mandar o currículo e pronto.

2º Nunca, mas nunca mesmo implore por emprego, além de pagar mico não vai te ajudar em nada. O recrutador não vai te contratar por dó e sim pelo seu perfil profissional.

3º Cuidado com as fotos do perfil, se você está usando seu Facebook para conseguir uma recolocação use uma foto decente. A um tempo atrás uma menina me mandou uma mensagem dizendo que estava procurando emprego a muito tempo e não conseguia nada, ela acionava as empresas pelo Face, bom na foto de perfil ela estava lambendo uma banana, creio que não preciso nem explicar o motivo de nenhuma empresa chamar né...Outras usam fotos com beijos apaixonados, apenas de sutiã, com dedinho na boca, com bebida nas mãos, bom o repertório é imenso mas com isso vocês podem ter uma noção. Ah e dom mesmo jeito que você usa o Face para procurar emprego as empresas também usam para pesquisar o perfil do candidato, por isso fique atento.

4º Erros de português no currículo é  imperdoável, se você tem dificuldades peça ajuda a um amigo para revisar seu currículo.

5º Jamais coloque numero de documentos no currículo. Algumas empresas tem em seu site um canal para cadastro de currículo e o cadastro é feito pelo CPF, nesse caso não tem problema,  pois normalmente esses programas fazem o controle dos cadastros pelo CPF. A diferença é que se você entra no site da empresa você sabe para qual instituição você está fornecendo a informação.

6º  Seu currículo não é panfleto então cuidado com o critério que você utiliza para distribui-lo. A um tempo atrás tinha uma pessoa que todos os dias ela enviava o currículo para o meu e-mail, eu respondi dizendo que não trabalhava com Recrutamento e Seleção e por isso não poderia ajuda-la e indiquei a página para que ela pesquisasse as vagas mas para minha surpresa ela continuo mandando todos os dias o currículo, bom depois de 15 dias eu bloqueei o e-mail dela. Não seja o chato do currículo, se a pessoa te respondeu que não pode ajudar agradeça e PARE de enviar e-mails, tire o nome da sua mala direta.

7º Cordialidade quando enviar um e-mail. Lembre-se que atrás daquele endereço de e-mail existe uma pessoa então quando for enviar o e-mail escreva uma “pequeno” texto dizendo como soube da vaga. Segue um modelinho básico mas que pode ser adaptado.

Prezado selecionador
segue meu currículo em resposta a vaga de XXXX publicada no XXXX.
Atenciosamente
Fulano de Tal – telefone  

8º Quando você colocar no currículo um e-mail para contato utilize uma conta que você tenha fácil acesso para consultar e procure consultar pelo menos duas vezes ao dia. Se você tiver um smartphone configure o aparelho para notifica-lo imediatamente quando chegar uma nova mensagem e muito cuidado com o endereço do e-mail coisas do tipo gostosinha@, garanhao@ htinhadasul@, pegadordanorte@, fifiafogosa@ etc são ótimos para tirar onda com os amigos mas para utilizar no currículo não serve, prefira algo com o seu nome e ou sobrenome e sem muita frescura, exemplo maria.silva@, mariasilva2014@, etc.

9º Mentira tem perna curta. Nunca minta sobre o motivo que saiu da empresa anterior ou sobre a função executada.

10º Se você não tem experiência procure fazer cursos na área que pretende atuar, hoje em dia a internet tem um leque enorme de cursos gratuitos e com bom conteúdo, se você tiver uma noção da área de atuação as coisas ficarão mais fáceis. Você não vai se tornar um PHD com esses cursos mas já terá algum conteúdo. Aqui no blog tem uma sessão com dicas sobre esses cursos, basta clicar no link a seguir http://dicasedinamicas.blogspot.com.br/search/label/Dicas%20de%20cursos

Se você conhece alguém que precisa dessas dicas compartilhe esse post pois já diz o ditado “quem avisa amigo é”.
Quem tiver dúvidas sobre o assunto ou quiser sugerir um tema deixe uma mensagem nos comentários ou no formulário de contato que fica no rodapé da página. 

Dinâmica: Corrida do Chaveiro



Tema: atenção; integração.

Duração: 10 minutos.

Público: adolescentes, mínimo 10 pessoas.

Material: um chaveiro ou pandeiro (ou qualquer objeto que faça barulho); cadeiras

Forme um círculo bem espaçoso e aberto com as cadeiras, com os assentos voltados para dentro, com tantas cadeiras quantos forem os participantes, menos uma. Você deve estar no centro do círculo segurando o chaveiro.
Você começa a andar e pega uma pessoa; de mãos dadas, vocês continuam caminhando; a pessoa que está com você deve pegar uma outra pessoa sentada, e assim por diante, sempre dando as mãos e caminhando.
Quando quiser, deixe cair o chaveiro e todos devem correr para uma cadeira. Quem ficar de pé recomeça a brincadeira.
Para acrescentar suspense, finja deixar cair ou balance o chaveiro, fazendo barulho ou caminhe bem longe das cadeiras. Estipule "castigo" para quem se soltar ou correr antes que o chaveiro realmente caia.


Dica de cursos: Cursos de TI

Pessoal

a dica de hoje é uma grande sacada, é uma dica de um  portal com cursos de TI (Tecnologia da Informação) Grátis. Para quem não sabe a área de TI tem uma ótima remuneração e que sempre tem vagas.
Eu fiz o de Arquitetura de computadores e estou fazendo o de Programação de página Web e estou amando.

Como em todas as área dedicação é fundamental, então se você tem disposição para encarar um novo desafio é só clicar no link abaixo e fazer sua inscrição.

http://www.brasilmaisti.com.br/index.php/pt/

Bons estudos!!!!!!!!!!!!

O que é o Coaching



Coaching é um processo orientado à ação focada em resultados específicos de condução lógica e cognitiva, que identifica inicialmente o Estado Atual e e traça metas para chegar ao Estado Desejado. Este movimento é promovido pelo relacionamento de total confiança entre o profissional treinador (Coach) e o seu Cliente (Coachee). Os atendimentos normalmente acontecem em sessões de 15 em 15 dias e através de perguntas poderosas feitas pelo Coach o coachee vai caminhando até alcançar seu Estado Desejado.

O video abaixo ilustra o trabalho de coaching.




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Vários cursos grátis - Fundação Bradesco

A primeira dica de curso é da Escola Virtual da Fundação Bradesco. Eu já fiz vários cursos com eles e simplesmente adoro e o melhor de tudo é que é grátis e on line, tem a opção presencial mas esse eu nunca utilizei, mas posso garantir que o curso on line é muito bom. Eu indico.

Segue uma lista dos temas chaves e cada um deles tem vários cursos vinculados:


Administração Financeira
Banco de dados
Cursos de aperfeiçoamento/comportamentais
Desenvolvimento de aplicativos
Fotografia
Governança de TI
Informática
Infraestrutura
Office 2003, 2007 e 2010
Segurança
Sistemas operacionais

Ficou interessado? Segue o link, depois me digam se gostaram dos cursos.

http://www.ev.org.br/Cursos/Paginas/Online.aspx




Dinâmica Virar Pelo Avesso



Objetivo: Despertar o grupo para a importância da organização
Desenvolvimento:
1° Passo: formar um círculo, todos de mãos dadas.
2° Passo: O coordenador propõe o grupo um desafio. O grupo, todos deverão ficar voltados para fora, de costas para o centro do círculo, sem soltar as mãos. Se alguém já conhece a dinâmica deve ficar de fora observando ou não dar pistas nenhuma.
3° Passo: o grupo deverá buscar alternativas, até conseguir o objetivo.
4° Passo: depois de conseguir virar pelo avesso, o grupo deverá desvirar, voltando a estar como antes.
5° Passo: Analisar a dinâmica:
O que viam? Como se sentiram?
Foi fácil encontrar a saída? Porquê?
Alguém desanimou? Porquê?
O que isto tem a ver com o nosso dia a dia?
Nossa sociedade precisa ser transformada?
O que nós podemos fazer?
Palavra de Deus: Ex 18, 13-27 Sl 114

R&S x Candidatos: uma relação de amor e ódio


Hoje eu vou falar de um assunto polêmico e que gera insatisfação nas pessoas que estão em busca de uma recolocação ou que são abordadas pelos headhunter: a falta de retorno.

Verificando meus posts antigos encontrei um desabafo que fiz em 30 de junho de 2013 sobre uma agência que não me deu o retorno de uma entrevista, quem quiser conferir está na página do face que divulgo vagas:

Depois desse episódio graças a Deus consegui uma recolocação e estou feliz na empresa que estou.
Em janeiro uma  headhunter me acionou através do meu perfil no linkedin, me ofereceu uma vaga, disse que eu tinha o perfil da empresa e todo aquele blábláblá, falei que não tinha interesse pois estava bem na empresa e que não pretendia mudar de emprego, mas ela insistiu tanto que acabei aceitando ir até a empresa fazer a entrevista, bom achei a pessoa super despreparada, eu que acabei entrevistando ela...ela me disse que ainda tinha outras entrevistas e que em breve me retornaria e se eu tivesse qualquer dúvida poderia entrar em contato. Dois dias depois passei um e-mail perguntando qual sistema de folha eles utilizavam, ela não respondeu, uma semana depois perguntei da vaga e nada, um mês depois passei outro e-mail e nada, bom até hoje espero....
A um mês atrás uma outra headhunter me acionou pelo linkedin e pediu meu currículo, como ela representava uma multinacional de peso enviei sem pestanejar para o e-mail indicado, como ela não falou mais nada passei outro e-mail perguntando se ela recebeu o currículo, ainda aguardo resposta....

Bom vai ai a minha bronca: essas pessoas denigrem a imagem dos selecionadores pois faltam com o respeito. Independente de eu estar empregada ou não, ter nível de escolaridade superior ou não, falar outros idiomas ou não, eu mereço respeito, mesmo que seja para falar que o meu perfil não se encaixa com o da empresa, se entrou em contato comigo o minimo que podem fazer é me dar um retorno. Mas nesse caos ainda tem pessoas que trabalham bem e honram a profissão que escolheram....

Em 2004 conheci uma selecionadora que fez a diferença na minha, eu tinha acabado de ingressar na faculdade e a empresa que eu estava trabalhando começou a atrasar os salários, eu já estava a três meses sem receber quando pedi demissão e estava desesperada em busca de uma recolocação. Era um dia chuvoso e eu tinha saído cedo de casa para ir até a Barra Funda para uma entrevista em uma agência indicada pelo CAT, chegando lá chamei, chamei e nada, ninguém respondeu, nisso chegaram outras pessoas que também fariam a entrevista, como ninguém atendeu resolvemos esperar pois ainda era cedo 09:00 da manhã, depois de quase 40 minutos na chuva uma moça saiu na porta e aos berros disse que a entrevista foi cancelada e que deveríamos ir embora pois ela não atenderia ninguém, saí de lá arrasada, estava molhada, com sono pois de onde moro para chegar às 09:00 na Barra Funda tive que sai de casa bem cedinho...me senti humilhada....liguei em casa para desabafar com a minha mãe e ela me disse que uma selecionadora chamada Maria tinha me ligado e que ela queria me entrevistar e que a empresa ficava na Praça da Republica, relutei pois estava com a auto estima lá no pé mas decidir ir. Chegando na empresa, um lugar bonito, olhei para minha roupa molhada e pensei: ela vai me colocar para correr, mas mesmo assim entrei. Quando cheguei no andar me deparei com uma loira chiquetérrima que abriu um sorriso e me abraçou como se fossemos velhas amigas, sinceramente fiquei sem reação, ela nem me conhecia mas me deu o abraço que eu precisava naquele momento. Bom fui contratada, trabalhei nessa empresa por 4 anos e a Maria virou uma amiga, e vi que ela tratava todos assim, que ela tinha essa preocupação com as pessoas e que mesmo quem não era contratado virava fã dela.
O tempo passou e tomamos rumos diferentes mas com certeza a Maria sempre terá um lugar no meu coração pois até hoje não conheci uma pessoa com um carisma como o dela.
Ah claro também tem as outras pessoas dessa empresa que também marcaram a minha vida mas fica para um outro post....

Essa comparação é só para mostrar para essa turminha que está começando em RH que o bom profissional não é aquele que maltrata e sim aquele que acolhe e que amor gera amor.

Dinâmica Convivendo com máscaras




Objetivo: Proporcionar o exercício da auto e heteropercepção.

Material: Cartolina colorida, tintas, colas, tesouras, papéis diversos e coloridos, palitos de churrasco, CD com a música quem é você (Chico Buarque)

Procedimento:

1. Com a música de fundo cada participante é convidado a construir uma máscara com os materiais disponíveis na sala, que fale dele no momento atual.

2. A partir da sua máscara confeccionada, afixá-la no palito de churrasco para que cada um se apresente falando de si através da máscara.

3. Organizar em subgrupos para que cada participante escolha: A máscara com que mais se identifica; A máscara com que não se identifica; A máscara que gostaria de usar.

4. Após concluir a atividade em subgrupo, todos deverão colocar suas máscaras e fazer um mini teatro improvisado.

5. Formar um círculo para que cada participante escolha um dos integrantes do grupo para lhe dizer o que vê atrás de sua máscara...

6. Abrir para discussões no grupo.

7. Fechamento da vivência.

Esta dinâmica foi baseada na teoria de Vygotsky, visando o processo criativo, através da representação, para a formação da subjetividade e intersubjetividade do indivíduo. Aplicada ao público a partir de 9 anos

Dinâmica do mestre




Participantes: acima de 5

Objetivo: Desenvolver a criatividade, socialização, desinibição e a coordenação.

Material: Nenhum


Desenvolvimento: Em círculo os participantes devem escolher uma pessoa para ser o adivinhador. Este deve sair do local. Em seguida os outros devem escolher um mestre para encabeçar os movimentos/mímicas. Tudo que o mestre fizer ou disser, todos devem imitar . O adivinhador tem 2 chances para saber quem é o mestre. Se errar volta e se acertar o mestre vai em seu lugar.

Dinâmica Telefone Sem Fio



OBJETIVO:
Ilustrar a repercussão que pequenos erros têm sobre o resultado final de um processo. Ilustrar a cadeia cliente x fornecedor e a importância de Qualidade 100% em todas as fases de um processo.

DESENVOLVIMENTO:
1. Formar a cadeia, em círculo ou em "U”, e passar uma mensagem falada em voz baixa; inaudível aos demais, através da ponta da cadeia.
2. Comparar o resultado final com a mensagem inicial.

PROCESSAMENTO:
Conversar sobre as distorções verificadas durante o trânsito da mensagem. Correlacionar com a cadeia de processos dentro da rotina do ambiente de trabalho.

MATERIAL:
Nenhum.

Dinâmica Reforço Positivo



OBJETIVO:
Vivenciar um momento de feed-back motivador entre as pessoas do grupo, despertando para a importância da valorização do outro e do elogio.

DESENVOLVIMENTO:
1. Fornecer ao grupo crachás em número de um para cada participante.
2. Pedir que cada um afixe um crachá nas costas de um colega, de forma que todos terminem com crachá, ao final.
3. Logo em seguida, ao som de música instrumental e suave, lembrar a importância de valorizarmos uns nos outros as qualidades positivas que cada um possui.
4. Pedir que cada um procure identificar em cada colega uma qualidade importante, do seu ponto de vista, e registrá-la no seu crachá, para que ele saiba disso.
5. Aguardar que todos tenham registrado pelo menos urna qualidade positiva em cada colega de grupo.

PROCESSAMENTO:
Formando-se um círculo, pedir que cada um retire o crachá do colega do lado, lendo para ele as qualidades que o grupo viu em sua pessoa. Todos aplaudem ao final, e o crachá pode utilizado para, por exemplo:
Ser entregue ao seu dono como lembrança do grupo;
Compor um mural com as qualidades do grupo;
Enfeitar uma árvore de qualidades do grupo.

MATERIAL:
Crachás, canetas e fita adesiva.

Dinâmica: Qual é o Doido?



OBJETIVO:
Descontração, quebra-gelo e o entrosamento entre a equipe.

CENÁRIO:

DESENVOLVIMENTO:
1. Convidar o grupo a participar da brincadeira pedindo a um voluntário que fique fora da sala algum tempo. Enquanto isso, o líder explica que o voluntário terá que descobrir quem é o doido do grupo.
2. Para confundi-lo, toda vez que o voluntário fizer a pergunta: “quem é o doido?”, todos se levantarão e farão gestos que demonstrem loucura. Ele terá três chances de adivinhar quem é o verdadeiro doido do grupo.
3. Na terceira chance, ele vai acertar impreterivelmente, pois isso já fica acertado com o grupo. Pergunta-se ao voluntário qual foi a maneira de ele ter acertado, quais os indícios que o levaram a adivinhar.
4. Convida-se o grupo para outra rodada.
5. Desta vez, porém, a ordem é que, na terceira vez que o voluntário perguntar, ninguém vai fazer gesto nenhum. Acontece que o voluntário que foi a primeira vez não sabe de nada, já que isto também foi combinado na primeira rodada, enquanto ele estava fora da sala.
6. Conclusão: quando o segundo voluntário perguntar pela terceira vez, só ele se levantará e fará gestos de maluco.

PROCESSAMENTO:
Agradecer a coragem do voluntário e ressaltar que essa técnica reforça o sentimento de equipe.

MATERIAL:
Nenhum.

Dinâmica Presente De Amigo



- Participantes: 10 a 30 pessoas
- Tempo Estimado: 30 minutos
- Modalidade: Avaliação dos Integrantes
- Objetivo: Enaltecer qualidades dos integrantes do grupo.
- Material: Lápis e papel para os integrantes
- Descrição: O coordenador divide o grupo em subgrupos de quatro a seis integrantes e, em seguida, expõe o seguinte: "Muitas vezes apreciamos mais um presente pequeno do que um grande. Muitas vezes ficamos preocupados por não sermos capazes de realizar coisas grandes e negligenciamos de fazer coisas menores, embora de grande significado. Na experiência que segue, seremos capazes de dar um pequeno presente de alegria para alguns integrantes do grupo”.Prosseguindo, o coordenador convida os integrantes para que escrevam mensagens para todos os integrantes de seu subgrupo. As mensagens devem ser da seguinte forma:
a) Provocar sentimentos positivos no destinatário com relação a si mesmo;
b) Ser mais específicas, descrevendo detalhes próprios da pessoa ao invés de características muito genéricas;
c) Indicar os pontos positivos da pessoa dentro do contexto do grupo;
d) Ser na primeira pessoa;
e) Ser sinceras;
f) Podem ser ou não assinadas, de acordo com a vontade do remetente.
As mensagens são dobradas e o nome do destinatário é colocado do lado de fora. Então elas são recolhidas e entregues aos destinatários. Depois que todos tiverem lido as mensagens, segue-se à conclusão da dinâmica com um debate sobre as reações dos integrantes.

Dinâmica da Pesquisa



Objetivos
1- Obter conhecimentos, informações sobre problemas da realidade do lugar
onde vive.
2- Desenvolver o senso crítico sobre a realidade
3- Obter vários informes em pouco tempo.
Passos
1- Preparar um roteiro de pesquisa, uma série de perguntas sobre algum
aspecto da comunidade (educação, religião, política, desemprego, violência,
etc)
2- Dividir o grupo em pequenos grupos. Cada pequeno grupo recebe uma cópia
do roteiro da pesquisa, o qual deverá ser respondido durante a semana,
através de entrevistas, jornais, revistas, TV, observações da realidade,
fotografias, etc.
3- Equipe de Coordenação recolhe as respostas e prepara uma síntese,
aproveitando ao máximo, os resultados trazidos pelos pequenos grupos.
4- Na reunião seguinte, apresenta a síntese para o grupo e abre-se um
debate, enriquecendo-o com fatos e acontecimentos do lugar, coma finalidade
de:
a) descobrir as causas dos problemas e pistas de solução.

Avaliação:

1- Que proveito nos trouxe o exercício?
2- Como nos sentimos depois de fazê-lo?
Dinâmica: - Grupo de Verbalização X Grupo de Observação (GV-GO)
Objetivos
1- Desenvolver a capacidade de ouvir o outro.
2- Desenvolver a capacidade de manifestar-se na vida.
3- Contribuir para a ampliação do conhecimento do outro.
4- Participar direta ou indiretamente de uma discussão.
5- Exercitar a elaboração de síntese.
Passos
1- Dividir a turma em dois sub-grupos, que formarão dois círculos. O círculo
interno será o da verbalização, que tem como tarefa, a discussão de um tema
proposto. O círculo externo será o de observação. À ele cabe a tarefa de
observar o processo de discussão e o conteúdo da mesma.
2- o Coordenador lança uma pergunta sobre o tema (capaz de provocar uma
discussão). Somente o grupo interno poderá responder, discutindo o assunto.
3- Durante a discussão, o grupo de observação, apenas registra idéias
esquecidas pelo grupo de verbalização, anota dúvidas, e outros pontos que
gostariam de falar.
4- Após 10 minutos de discussão, inverter os grupos.
5- Coordenador formula a mesma questão ou outra para que o grupo, de
observação agora na posição de verbalização, possa expressar idéias,
completar idéias do grupo anterior, exemplificar, etc.
6- Após 10 minutos formar uma grande círculo:
a) Fazer uma síntese dos pontos discutidos;
b) Tirar dúvidas;
c) fazer uma avaliação.
Observação:
- É responsabilidade do coordenador cuidar de:
1- Formular bem as perguntas;
2- Ficar atento para que todos participem;
3- fazer com que o grupo de verbalização se expresse de maneira clara para
que todos possam ouvir suas opiniões;
4- fazer com que o grupo de observação fique absolutamente calado durante a
discussão do grupo de dentro;
5- Marcar o tempo e determinar a troca de posições;
6- Abrir o debate final no grupão;
7- Fazer a síntese final da discussão.

Dinâmica O Avestruz



OBJETIVOS: Ilustrar formas de comunicação – estilo autoritário ou participativo. É realizada em duas etapas.

MATERIAL: Papel em branco e caneta. 

PROCESSO: O exercício é desenvolvido em duas etapas, na primeira, o facilitador demonstra muito autoritarismo. Na segunda etapa, já demonstra flexibilidade, fluidez na comunicação e bom relacionamento com as pessoas.

Primeira etapa: 
Iniciar de forma autoritária: “Estou trazendo uma recomendação da Diretoria, para ser realizado um projeto dentro das diretrizes que passarei a colocar para todos, a partir de agora... todas as orientações estão muito claras, foram feitas com a mais criteriosa segurança, portanto não aceito questionamentos, nem perguntas... tudo está muito claro!”
“Vamos portanto, às orientações do projeto:
1. No centro da sua folha de papel, desenhe um elipse, com, aproximadamente 5 cm de diâmetro.
2. Na parte interna, superior, à direita, desenhe o sinal matemático “maior que”, tendo, aproximadamente, 0,5 cm (meio centímetro) de raio.
3. Tocando a linha externa, direita, do elipse, iniciar duas retas paralelas, ascendentes, levemente inclinadas para a direita, com uma distância entre si de 0,7 cm (zero, vírgula sete centímetros) e 2,5 cm de comprimento.
4. Ligada (ou tocando) a parte superior das duas retas, desenhe um círculo com –mais ou menos – 1 cm de diâmetro.
5. Dentro do círculo, desenhe um outro círculo, bem menor com – mais ou menos – 3mm de diâmetro.
6. Inicie na parte inferior externa, um pouco à direita, do círculo maior duas retas de 0,5 cm (meio centímetro), cada que se juntarão formando um vértice.
7. Tendo como vértice a parte externa, esquerda, do elipse, inicie três retas de 0,7 cm (zero, vírgula sete centímetros), de modo que uma fique reta, uma inclinada para cima e a outra inclinada para baixo.
8. Iniciando na parte inferior, externa, do elipse, tocando-o, desenhe duas retas descendentes, paralelas entre si em 2 cm e comprimento de 3 cm.
9. Tendo como vértices as extremidades inferiores das retas, inicie em cada um dos vértices, três retas de 0,5 cm – a primeira é extensão da reta maior e as outras duas, uma inclinada para a direita e a outra inclinada para a esquerda.

Segunda etapa:

Iniciar de forma bem descontraída, dizendo que “ Vamos realizar um projeto e preciso da ajuda de todos vocês. Portanto, vou transmitir algumas diretrizes que recebi da Diretoria, mas que poderemos fazer os ajustes que forem necessários para que o projeto seja um sucesso. Daí, gostaria de ter a participação e a crítica de todos vocês. Vamos lá?”
“No centro de sua folha de papel, desenhe um elipse, com, aproximadamente 5 cm de diâmetro”.
Com certeza surgirá a pergunta: “ O que é um elipse? “ “É um círculo oval, meio inclinado”.
A partir daí, todas as etapas, de 1 a 9 serão repetidas, porém sendo demonstradas e tiradas todas as dúvidas.
Com certeza, a construção do “projeto” será bem mais participativa e mais fácil, surgindo assim. A figura do avestruz.

Dinâmica Jogo Das Emoções



Objetivo: Introduzir tema - Comunicação no Atendimento

Levar os participantes a compreenderem que mesmo à distância é possível acompanhar o atendimento que o funcionário está prestando aos nossos clientes. Observar a postura e atitude do funcionário diante do cliente, bem como as reações expressas pelo cliente, fornecerá indicativos para avaliar a satisfação do cliente e o grau de interesse e motivação do funcionário em relação ao atendimento

Material: 2 baralhos - Flip Chart - Pincel

Tempo: 30 minutos

Procedimentos:

 enumerar todas as cartas do baralho no flip chart
 solicitar que sejam atribuídas emoções a cada carta do baralho (de AZ a K)
 embaralhar as cartas e distribuir de 7 a 11 cartas para cada participante (dependerá do tamanho do grupo)

Regras do jogo:

 Um voluntário deve escolher uma emoção e separar a(s) carta(s) correspondente(s), atentando para que o restante do grupo não descubra a carta escolhida
 Dirigir-se à frente da sala e expressar a emoção sem verbalizá-la (2’no mínimo)
 Os outros participantes separam a(s) carta(s) relativa(s) à emoção apresentada (sem mostrar a figura ou comentar em voz alta)
 Ao sinal do facilitador, todos viram as cartas
 Quem acertou, tira as cartas em questão do jogo
 Quem errou, recebe duas novas cartas por carta que tinha separado
 O participante que terminar as cartas pode optar por sair do jogo ou solicitar mais cartas ao facilitador

Nota:

Todos devem representar emoções. Se mais de 50% do grupo errar a emoção apresentada por um participante, este recebe carta, porque provavelmente não soube expressar a emoção adequadamente.

Fechamento:

O facilitador deve reforçar que a comunicação seja ela verbal (entonação de voz por exemplo) ou não verbal (movimentos faciais e corporais, gestos, olhares, etc.) é muito importante nas relações com as pessoas.

Como estamos nos relacionando o tempo todo com nossos clientes, devemos utilizar e saber interpretar essas reações.

Ao praticar a gerência por circulação (acompanhamento) é possível identificar através da observação da postura do funcionário diante do cliente, bem como através das reações expressadas pelos clientes, obter indicativos para avaliar se o atendimento está adequado ou não.

Não é possível acompanhar todos os funcionários individualmente, durante o tempo todo. Porém pode-se ficar atento ao movimento da loja e avaliar o desempenho dos funcionários e satisfação dos clientes, através da observação de posturas e atitudes.

Ao praticar este tipo de acompanhamento, deve-se ter o cuidado de agir com naturalidade e espontaneidade, a fim de não propiciar um clima de tensão e insegurança por parte dos funcionários.

Comentar a importância da comunicação no processo de gerenciamento de pessoas e desenvolver o tema com base no conteúdo da apostila e material de apoio

Dinâmica da Entrevista



Objetivos
1- Obter conhecimentos, informações ou mesmo opiniões atuais a respeito de
um tema.
2- Utilizar melhor os conhecimentos de um especialista sobre o tema.
3- Obter mais informações em menos tempo.
4- Tornar o estudo de um tema, mais dinâmico.
Componentes:
1- Coordenador (O próprio coordenador do grupo)
2- Entrevistado (Pessoa versada no tema de interesse do grupo)
3- Auditório (os demais participantes do grupo)
Passos:
1- coordenador apresenta em breves palavras, um tema, deixando várias
dúvidas sobre o mesmo. (proposital)
2- Coordenador levanta com o grupo, a possibilidade de completar o
conhecimento através de entrevista junto a pessoas que são estudiosas do
assunto.
3- O grupo define o entrevistado.
4- O grupo, orientado pelo coordenador prepara as perguntas para a
entrevista.
5- Convite ao entrevistado
6- Representante do grupo faz as perguntas.
7- Auditório vai registrando as respostas.
8- Coordenador possibilita comentários sobre as respostas dadas pelo
entrevistado.
9- Coordenador faz uma síntese de todo o conteúdo.
10- Discussão sobre o assunto.
11- Grupo (auditório) apresenta verbalmente, suas conclusões.
Avaliação
1- Para que serviu a dinâmica?
2- O que descobrimos através de entrevista?
3- O que gostaríamos de aprofundar sobre o assunto?

Dinâmica do Afeto


Participantes: 7 a 30 pessoas

Tempo Estimado: 20 minutos

Modalidade: Demonstração de Afeto.

Objetivo: Exercitar manifestações de carinho e afeto.

Material: Um bichinho de pelúcia.
Descrição: Após explicar o objetivo, o coordenador pede para que todos 
formem um círculo e passa entre eles o bichinho de pelúcia, ao qual cada integrante deve demonstrar concretamente seu sentimento (carinho, afago, etc.). Deve-se ficar atento a manifestações verbais dos integrantes. Após a experiência, os integrantes são convidados a fazer o mesmo gesto de carinho no integrante da direita. Por último, deve-se debater sobre as reações dos integrantes com relação a sentimentos de carinho, medo e inibição que tiveram. 

APOIO 

Participantes: Indefinido. 

Tempo Estimado: 10 minutos. 

Material: Nenhum. 

Objetivo: Mostrar-lhes a importância de se apoiar no irmão. 

Descrição: O coordenador deve pedir a todos os participantes que se apóiem em um pé só, onde deveram dar um pulo para frente sem colocar o outro pé no chão, um pulo para a direita outro para esquerda dar uma rodadinha, uma abaixada e etc. 

Mensagem: Não podemos viver com o nosso individualismo porque podemos cair e não ter força para levantar. Porque ficarmos sozinhos e temos um ombro amigo do nosso lado?

Dica de filme: Bee Movie

Atendendo a pedidos iniciarei mais uma coluna, agora com dicas de filmes.

O filme de hoje é o Bee Movie

Sinopse:

Barry B. Benson é uma abelha que acaba de se formar na faculdade, mas não se sente satisfeito em executar uma única função durante toda a sua vida, na fabricação de mel. Em uma viagem fora da colmeia, ao lado das abelhas que colhem néctar, Barry tem sua vida salva pela florista nova-iorquina Vanessa. Enquanto o relacionamento entre os dois cresce, ele descobre que seres humanos colhem e vendem mel. Por isso, decide processar toda a raça humana.

Um filme inteligente que nos faz refletir sobre conformismo, liderança e empreendedorismo. 
Além de ser graficamente lindo, com cores vibrantes e um cenário bem envolvente trás também uma reflexão tanto para quem está ingresando no mercado de trabalho como para quem quer uma mudança. Vale a pena. Eu já assisti várias vezes e simplesmente adoro.



https://www.youtube.com/watch?v=puXINdXQgRo

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