Dinâmica: Meus sentimentos


Objetivo: apresentação e conhecimento

Material: papel, lápis de cor.

Desenvolvimento: cada um deve desenhar os sentimentos, as perspectivas que têm.
Dar um tempo para este trabalho individual que deve ser feito em silêncio, sem nenhuma comunicação.
Num segundo momento as pessoas reúnem-se em subgrupos e apresentam-se dizendo o nome, de onde vem, mostrando o seu desenho e explicando-o.
O grupo escolhe um dos desenhos para ser o seu símbolo apresentando-o e justificando.

Pode-se também fazer um grupo onde cada um se apresenta mostrando e comentando o seu desenho.

Dinâmica: 1, 2, 3


Objetivo: Quebra-gelo

Procedimento: Formam-se duplas e então solicite para que os dois comecem a contar de um a três, primeiro um começa, depois o outro.
Solicite que ao invés de falar o número 1, batam palma, os outros números devem ser pronunciados normalmente.
Depois solicite que ao invés de falar o número 2, que batam com as duas mãos na barriga, o número 3 deve ser pronunciado normalmente.
Solicite que ao invés de falar o número 3, que deem uma "reboladinha".
A situação fica bem divertida.
Se for aplicar essa dinâmica em uma empresa ou para um grupo formal substitua a reboladinha por pulinhos.


Dinâmica: "DNA/Herança Genética"


Objetivo: Descobrir os traços de personalidade herdados da família
Material: 1 Folha A4 para cada participante, Canetas hidrocor, lápis de cor ou giz de cera, Música ambiente.


Participantes: Deve ser acima de 15 participantes


Tempo: Tempo: 25 min.

Procedimento: 
O coordenador reflete com o grupo as características genéticas que herdamos de nossos parentes mais próximos. Às vezes um comportamento ou atitude revela uma característica do avô, do pai, da tia, etc. Este exercício irá promover no grupo uma apresentação grupal a partir das qualidades da árvore genealógica de cada um.
Entregue uma folha A4 para cada participante. Dobre-a em 4 partes e nomeie as partes com sendo A, B, C e D. Coloque música ambiente.
Na parte A o participante deverá desenhar livremente como ele enxerga os avós maternos (colorindo bem o desenho) e ao lado de cada um vai anotar uma qualidade e uma falha que percebe em cada um dos avós maternos.
Na parte B o participante deverá desenhar livremente como ele enxerga os avós paternos (colorindo bem o desenho) e ao lado de cada um também vai anotar uma qualidade e uma falha que percebe em cada um deles.
Na parte C o participante deverá desenhar Pai e Mãe e seguir o exercício anotando a principal qualidade que nota nos pais e também a principal falha.
Na parte D ele deverá desenhar um autorretrato (como ele se vê)e observando as qualidades e falhas da família, deverá anotar que características herdou e de quem herdou. Escrever também na folha o nome e a idade.
Após o término dos desenhos, o coordenador orienta o grupo a sentarem-se em trio e comentar sobre suas heranças. 



Análise: A análise deste jogo se dá pela valorização que damos à genética, à nossa história de vida pessoal baseada nos valores e comportamentos familiares. Da percepção que temos do espaço social chamado Família.
Que personagem da família foi mais fácil desenhar?
Dentre as qualidades que você herdou, qual foi mais confortável anotar? Por que?
Que característica você nota em seus familiares e você ainda não possui? Deseja possuir?
Que sentimentos este exercício trouxe à tona?
Que herança é mais fácil herdar? Características ou valores financeiros?

Dinâmica: "Urso de pelúcia"


Objetivo: mostrar que o outro é importante
Material: um urso de pelúcia
Procedimento: Forme um círculo com todos e passe o urso de mão em mão, quem estiver com o urso deverá falar o que tem vontade de fazer com ele. No final que todos falarem deve-se pedir para que façam o mesmo que fizeram com o urso com a pessoa do lado.


Essa dinâmica pode ser usada na confraternização com a família nas festas de final de ano.



fonte da imagem: freepik
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