Dinâmica: A Flor e os Espinhos
OBJETIVO:
Trabalhar o mundo interior de cada colega de equipe visando criação de um clima adequado à fase da LIMPEZA do 5 “S”.
CENÁRIO:
Lembrar, com a equipe, as inúmeras situações que nos ferem ao longo da nossa vida profissional. Usando música de fundo, criar um clima em que venham a tona as lembranças dos nossos dissabores profissionais. Buscar, em seguida, lembrar também das experiências positivas, das esperanças cultivadas, e que se constituem na força motora que nos faz levantar e prosseguir sempre. Nesse momento sugere-se usar música instrumental um pouco mais alegre.
DESENVOLVIMENTO:
1. Entregar a cada colega um quadrado recortado em papel marron no momento em que estiverem sendo lembrados os dissabores.
2. Pedir que cada um registre nele as lembranças mais amargas de sua experiência profissional. Deixar que o grupo processe calmamente esse momento.
3. Em seguida, no momento em que se buscam as experiências agradáveis e as esperanças positivas, entregar um quadrado recortado em papel vermelho, e pedir que cada um registre nele as lembranças felizes ou os sentimentos positivos.
4. Logo depois de processado esse momento pedir que façam um canudinho bem fino com o papel marrom, e, através de dobradura (ao meio duas vezes, abrindo as pétalas), uma flor com o vermelho.
5. Apertando os vértices do vermelho fazer uma ponta que possa ser introduzida no canudinho. As alegrias e esperanças são a flor; os dissabores são os espinhos. Toda flor possui espinhos mas os espinhos são a base de sustentação para a flor.
PROCESSAMENTO:
Sugerir que cada um compartilhe com um dos colegas sua reflexão. Nesse momento, se alguém quiser, podem se trocar as flores, buscando nos colegas uma forma de amenizar os espinhos, reforçando as flores.
Fonte:www.portalrh.com.br
Roda das competências essenciais
O que é importante para obter o sucesso?
O sucesso é um conjunto de competências desenvolvidas e que trabalham juntas. E então como estão as usas competências? Copie a imagem abaixo para uma folha de papel e pontue de 0 a 10 cada competência dentro da roda, depois analise com calma como cada competência poderá ser desenvolvida para que você obtenha exito em tudo o que fizer.
O sucesso é um conjunto de competências desenvolvidas e que trabalham juntas. E então como estão as usas competências? Copie a imagem abaixo para uma folha de papel e pontue de 0 a 10 cada competência dentro da roda, depois analise com calma como cada competência poderá ser desenvolvida para que você obtenha exito em tudo o que fizer.
Dinâmica: Caça Ao Tesouro Humano
Objetivo: ajudar as pessoas a memorizarem os nomes umas das outras, desinibir, facilitar a identificação entre as pessoas;
Material: uma folha com o questionário digitado, um lápis ou caneta para cada grupo;
Intensidade: leve;
Desenvolvimento: o Prof. explica aos participantes que agora se inicia um momento em que todos terão a grande chance de se conhecerem. Dividir em pequenos grupos, a partir da lista de descrições, os grupos devem sair pela empresa ou ao ambiente definido e encontrar uma pessoa que se encaixe com cada item da lista, e pedir para pessoa que assine o nome na lacuna.
Exemplo:
1. Alguém que pratica atividade física no mínimo 3 vezes por semana;
2. Alguém que viva numa casa sem fumantes;
3. Alguém que já tenha morado em outra cidade;
4. Alguém cujo primeiro nome tenha mais de seis letras;
5. Alguém que use óculos;
6. Alguém que consuma frutas e verduras diariamente;
7. Alguém que goste de dançar semanalmente;
8. Alguém que tenha a mesma idade que você;
9. Alguém que goste de jogar futebol semanalmente;
10. Alguém que tenha um animal de estimação (qual?).
Pode-se aumentar a quantidade de questões ou reformular estas, dependendo do tipo e do tamanho do grupo. A equipe que primeiro completar todas as questões será a vencedora
Fonte:www.portalrh.com.br
TESTE DE GESTÃO DO TEMPO
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DESCRIÇÃO
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SIM
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NÃO
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01
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Planejo as atividades diárias
de trabalho, estabelecendo o tempo adequado para início e fim das tarefas
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02
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Uso agenda para marcar
compromissos futuros
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03
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Faço distinção entre o que é
imprescindível, importante e urgente e atuo em função das prioridades
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04
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Não tenho dificuldade em
delegar tarefas
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05
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Não levo trabalho para casa
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06
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Não permito que telefonemas,
colaboradores ou visitas inesperadas me interrompam a toda hora
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07
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Só participo de reuniões que
tenham pauta previamente definida e horário determinado de início e término
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08
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Só participo de reuniões nas
quais minha presença é importante e efetiva
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09
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Não participo de reuniões sem
pauta, que não precisavam ser marcadas
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10
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Tenho brechas na agenda
diária para resolver problemas inesperados
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11
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Sou eficiente no uso do
telefone
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12
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Faço bom uso do e-mail
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13
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Sei dizer “não” quando
necessário
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14
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Minha mesa nunca está atolada
de papéis
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15
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Quando preciso de algum
documento ou papel, não tenho dificuldade em achá-lo
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16
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Tenho tido tempo para visitar
e conversar com clientes
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17
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Não tenho trabalhado
excessivamente e não tenho ficado estressado
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18
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Não sou objetivo nas
explicações
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19
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Não me ocupo de tarefas
rotineiras que possam ser executadas por outras pessoas
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20
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Quando começo uma tarefa,
executo-a até o fim
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21
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Reservo tempo para reunir-me
com o pessoal e discutir assuntos relevantes à empresa
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22
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Sou pontual
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23
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Não faço viagens
desnecessárias
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24
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Faço uma avaliação diária do
meu desempenho
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25
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Tenho tido tempo para me
dedicar à família, aos amigos, ao lazer, à religião, etc.
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Avaliação:
0 a
8 - Resposta NÃO – Parabéns, você tem dominado seu tempo. Verifique os assuntos
que você assinalou “não”, e procure melhorá-los.
9 a
16 - Respostas NÃO - É necessário um aprimoramento imediato. Estabeleça uma
ordem de prioridade para os itens em que você precisa melhorar e monitores suas
ações.
Mais de 16
Respostas NÃO – Está na hora de você mudar de vida. Assuma o firme propósito de
melhorar a gestão de seu tempo.
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