Dinâmica: A Flor e os Espinhos


OBJETIVO:
Trabalhar o mundo interior de cada colega de equipe visando criação de um clima adequado à fase da LIMPEZA do 5 “S”.

CENÁRIO:
Lembrar, com a equipe, as inúmeras situações que nos ferem ao longo da nossa vida profissional. Usando música de fundo, criar um clima em que venham a tona as lembranças dos nossos dissabores profissionais. Buscar, em seguida, lembrar também das experiências positivas, das esperanças cultivadas, e que se constituem na força motora que nos faz levantar e prosseguir sempre. Nesse momento sugere-se usar música instrumental um pouco mais alegre.

DESENVOLVIMENTO:
1. Entregar a cada colega um quadrado recortado em papel marron no momento em que estiverem sendo lembrados os dissabores.
2. Pedir que cada um registre nele as lembranças mais amargas de sua experiência profissional. Deixar que o grupo processe calmamente esse momento.
3. Em seguida, no momento em que se buscam as experiências agradáveis e as esperanças positivas, entregar um quadrado recortado em papel vermelho, e pedir que cada um registre nele as lembranças felizes ou os sentimentos positivos.
4. Logo depois de processado esse momento pedir que façam um canudinho bem fino com o papel marrom, e, através de dobradura (ao meio duas vezes, abrindo as pétalas), uma flor com o vermelho.
5. Apertando os vértices do vermelho fazer uma ponta que possa ser introduzida no canudinho. As alegrias e esperanças são a flor; os dissabores são os espinhos. Toda flor possui espinhos mas os espinhos são a base de sustentação para a flor.

PROCESSAMENTO:
Sugerir que cada um compartilhe com um dos colegas sua reflexão. Nesse momento, se alguém quiser, podem se trocar as flores, buscando nos colegas uma forma de amenizar os espinhos, reforçando as flores.

Fonte:www.portalrh.com.br

Roda das competências essenciais

O que é importante para obter o sucesso?

O sucesso é um conjunto de competências desenvolvidas e que trabalham juntas. E então como estão as usas competências? Copie a imagem abaixo para uma folha de papel e pontue de 0 a 10 cada competência dentro da roda, depois analise com calma como cada competência poderá ser desenvolvida para que você obtenha exito em tudo o que fizer.



Dinâmica: Caça Ao Tesouro Humano


Objetivo: ajudar as pessoas a memorizarem os nomes umas das outras, desinibir, facilitar a identificação entre as pessoas; 

Material: uma folha com o questionário digitado, um lápis ou caneta para cada grupo;

Intensidade: leve;

Desenvolvimento: o Prof. explica aos participantes que agora se inicia um momento em que todos terão a grande chance de se conhecerem. Dividir em pequenos grupos, a partir da lista de descrições, os grupos devem sair pela empresa ou ao ambiente definido e encontrar uma pessoa que se encaixe com cada item da lista, e pedir para pessoa que assine o nome na lacuna.

Exemplo:
1. Alguém que pratica atividade física no mínimo 3 vezes por semana;
2. Alguém que viva numa casa sem fumantes;
3. Alguém que já tenha morado em outra cidade;
4. Alguém cujo primeiro nome tenha mais de seis letras;
5. Alguém que use óculos;
6. Alguém que consuma frutas e verduras diariamente;
7. Alguém que goste de dançar semanalmente;
8. Alguém que tenha a mesma idade que você;
9. Alguém que goste de jogar futebol semanalmente;
10. Alguém que tenha um animal de estimação (qual?).
Pode-se aumentar a quantidade de questões ou reformular estas, dependendo do tipo e do tamanho do grupo. A equipe que primeiro completar todas as questões será a vencedora

Fonte:www.portalrh.com.br

TESTE DE GESTÃO DO TEMPO





DESCRIÇÃO

SIM
NÃO
01
Planejo as atividades diárias de trabalho, estabelecendo o tempo adequado para início e fim das tarefas


02
Uso agenda para marcar compromissos futuros


03
Faço distinção entre o que é imprescindível, importante e urgente e atuo em função das prioridades


04
Não tenho dificuldade em delegar tarefas


05
Não levo trabalho para casa


06
Não permito que telefonemas, colaboradores ou visitas inesperadas me interrompam a toda hora


07
Só participo de reuniões que tenham pauta previamente definida e horário determinado de início e término


08
Só participo de reuniões nas quais minha presença é importante e efetiva


09
Não participo de reuniões sem pauta, que não precisavam ser marcadas


10
Tenho brechas na agenda diária para resolver problemas inesperados


11
Sou eficiente no uso do telefone


12
Faço bom uso do e-mail


13
Sei dizer “não” quando necessário


14
Minha mesa nunca está atolada de papéis


15
Quando preciso de algum documento ou papel, não tenho dificuldade em achá-lo


16
Tenho tido tempo para visitar e conversar com clientes


17
Não tenho trabalhado excessivamente e não tenho ficado estressado


18
Não sou objetivo nas explicações


19
Não me ocupo de tarefas rotineiras que possam ser executadas por outras pessoas


20
Quando começo uma tarefa, executo-a até o fim


21
Reservo tempo para reunir-me com o pessoal e discutir assuntos relevantes à empresa


22
Sou pontual


23
Não faço viagens desnecessárias


24
Faço uma avaliação diária do meu desempenho


25
Tenho tido tempo para me dedicar à família, aos amigos, ao lazer, à religião, etc.




 Avaliação:
0 a 8 - Resposta NÃO – Parabéns, você tem dominado seu tempo. Verifique os assuntos que você assinalou “não”, e procure melhorá-los.
9 a 16 - Respostas NÃO - É necessário um aprimoramento imediato. Estabeleça uma ordem de prioridade para os itens em que você precisa melhorar e monitores suas ações.

Mais de 16 Respostas NÃO – Está na hora de você mudar de vida. Assuma o firme propósito de melhorar a gestão de seu tempo.
Google Analytics Alternative