Dinâmica: Caça Ao Tesouro Humano


Objetivo: ajudar as pessoas a memorizarem os nomes umas das outras, desinibir, facilitar a identificação entre as pessoas; 

Material: uma folha com o questionário digitado, um lápis ou caneta para cada grupo;

Intensidade: leve;

Desenvolvimento: o Prof. explica aos participantes que agora se inicia um momento em que todos terão a grande chance de se conhecerem. Dividir em pequenos grupos, a partir da lista de descrições, os grupos devem sair pela empresa ou ao ambiente definido e encontrar uma pessoa que se encaixe com cada item da lista, e pedir para pessoa que assine o nome na lacuna.

Exemplo:
1. Alguém que pratica atividade física no mínimo 3 vezes por semana;
2. Alguém que viva numa casa sem fumantes;
3. Alguém que já tenha morado em outra cidade;
4. Alguém cujo primeiro nome tenha mais de seis letras;
5. Alguém que use óculos;
6. Alguém que consuma frutas e verduras diariamente;
7. Alguém que goste de dançar semanalmente;
8. Alguém que tenha a mesma idade que você;
9. Alguém que goste de jogar futebol semanalmente;
10. Alguém que tenha um animal de estimação (qual?).
Pode-se aumentar a quantidade de questões ou reformular estas, dependendo do tipo e do tamanho do grupo. A equipe que primeiro completar todas as questões será a vencedora

Fonte:www.portalrh.com.br

TESTE DE GESTÃO DO TEMPO





DESCRIÇÃO

SIM
NÃO
01
Planejo as atividades diárias de trabalho, estabelecendo o tempo adequado para início e fim das tarefas


02
Uso agenda para marcar compromissos futuros


03
Faço distinção entre o que é imprescindível, importante e urgente e atuo em função das prioridades


04
Não tenho dificuldade em delegar tarefas


05
Não levo trabalho para casa


06
Não permito que telefonemas, colaboradores ou visitas inesperadas me interrompam a toda hora


07
Só participo de reuniões que tenham pauta previamente definida e horário determinado de início e término


08
Só participo de reuniões nas quais minha presença é importante e efetiva


09
Não participo de reuniões sem pauta, que não precisavam ser marcadas


10
Tenho brechas na agenda diária para resolver problemas inesperados


11
Sou eficiente no uso do telefone


12
Faço bom uso do e-mail


13
Sei dizer “não” quando necessário


14
Minha mesa nunca está atolada de papéis


15
Quando preciso de algum documento ou papel, não tenho dificuldade em achá-lo


16
Tenho tido tempo para visitar e conversar com clientes


17
Não tenho trabalhado excessivamente e não tenho ficado estressado


18
Não sou objetivo nas explicações


19
Não me ocupo de tarefas rotineiras que possam ser executadas por outras pessoas


20
Quando começo uma tarefa, executo-a até o fim


21
Reservo tempo para reunir-me com o pessoal e discutir assuntos relevantes à empresa


22
Sou pontual


23
Não faço viagens desnecessárias


24
Faço uma avaliação diária do meu desempenho


25
Tenho tido tempo para me dedicar à família, aos amigos, ao lazer, à religião, etc.




 Avaliação:
0 a 8 - Resposta NÃO – Parabéns, você tem dominado seu tempo. Verifique os assuntos que você assinalou “não”, e procure melhorá-los.
9 a 16 - Respostas NÃO - É necessário um aprimoramento imediato. Estabeleça uma ordem de prioridade para os itens em que você precisa melhorar e monitores suas ações.

Mais de 16 Respostas NÃO – Está na hora de você mudar de vida. Assuma o firme propósito de melhorar a gestão de seu tempo.

Dinâmica: Rompendo O Cerco


OBJETIVOS: Constatar as dificuldades existentes quando queremos ultrapassar alguma dificuldade, enquanto as pessoas ao nosso redor dificultam ainda mais ou não ajudam.
Observar a perseverança e resistência dos participantes, diante de uma situação de pressão.
Trabalhar um relacionamento.

MATERIAL: Não é necessário.

PROCESSO: Formar um círculo, de modo que os membros fiquem com os braços entrelaçados e firmes.
Pedir um voluntário, sem dar explicações.
Explicar que a dinâmica tem duas orientações básicas:
- O voluntário deverá tentar, por todos os meios, sair do círculo;
- Cabe aos demais, que estão firmemente no círculo, impedir que o voluntário saia.
Pedir que o de dentro troque com outra pessoa, repetindo o procedimento mais algumas vezes.
Ao final, seguem-se alguns comentários para reflexão do grupo:
1. O que você sentiu ao ser voluntário, tentando sair do círculo e enfrentando tamanha dificuldade?
2. Qual o sentimento do grupo? Houve vontade de ceder? Surgiu sensação de sadismo? Compaixão?
3. O que significa romper o cerco?
4. O que isso tem a ver com a realidade do nosso dia-a-dia?
5. Quais as palavras “mágicas” do relacionamento humano?

Programa de qualidade 5’S

Foi introduzido no Japão no final da década de 60, mais especificamente nas empresas japonesas com o propósito de acabar com o “trabalho forçado”. E é um conjunto de cinco palavras japonesas que exprimem os princípios fundamentais da organização e que deram origem ao programa 5S: seiri, seiton, seisou, seiketsu e shitsuke, em português, significam: senso de utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina.
A essência dos 5S está na autodisciplina, que vai desde a capacidade de ter iniciativas, a busca do conhecimento de si e do outro, o espírito de equipe, o autodidatismo até a capacidade de almejar melhoria contínua tanto no nível pessoal quanto no organizacional. Pessoas que praticam estes conceitos tornam-se gerentes de si mesmas e são destaque no mercado de trabalho.
Trabalhar com mais segurança, manter bons hábitos para a saúde, buscar limpeza e organização, combater desperdícios, ter espírito de equipe, aceitar desafios e ser responsável, são algumas das vantagens que o programa proporciona à organização e às pessoas que fazem parte destas. E para se conquistar tais vantagens, o programa segue os cinco sensos, caracterizados à seguir:
SENSO DE UTILIZAÇÃO: favorece a eliminação do desperdício de inteligência, tempo e matéria-prima. Significa usar os recursos disponíveis, com bom senso e equilíbrio, evitando desatualizações e carências. Todos os funcionários devem identificar e manter no seu lugar os itens verdadeiramente úteis ao seu serviço, enfatizando o objetivo de separar as coisas necessárias das desnecessárias à partir de critérios de estratificação, classificando os objetos segundo a ordem de importância.
SENSO DE ORGANIZAÇÃO:  facilita o desenvolvimento do primeiro senso, ao diminuiro tempo de busca dos objetos. Implica “dispor os recursos de forma sistemática e estabelecer um excelente sistema de comunicação visual para o rápido acesso a eles”. Este senso consiste em dar lugar a cada item e colocar cada item em seu lugar, padronizando as nomenclaturas e evitando, assim, mais de uma interpretação para o mesmo objeto. Significa colocar as coisas nos lugares certos ou dispostas de forma correta para que possam ser usadas prontamente. É uma forma de acabar com a procura de objetos. Enfatiza o gerenciamento funcional e permite que se encontre o que se precisa quando se quer. Busca formular regras claras que governem a estratificação, permitindo um lay-out flexível que possa ser alterado, de maneira a impedir a formação de labirintos e assim, aumentar a eficiência.
SENSO DE LIMPEZA: pode ser definido como a eliminação da sujeira sob todos os aspectos, incluindo a boa preservação dos equipamentos, ambiente detrabalho limpo, com agradável sensação de bem-estar e eliminação de estoques desnecessários. Pode ser feita pelos próprios funcionários, cada um tornando-se responsável pela manutenção de seu espaço. A limpeza é considerada uma oportunidade para o monitoramento, inspeção ou reconhecimento do local de trabalho, permitindo descobrir e atacar as causas da sujeira e facilitando, desta forma, a criação de um ambiente impecável.
senso da saúde, higiene ou padronização: Este refere-se ao estágio alcançado com a prática dos três sensos anteriores, acrescido de hábitos rotineiros de higiene, segurança no trabalho e saúde mental. Por isso, excesso de materiais, má ordenação e sujeira são, reconhecidamente, causas de acidentes de trabalho e estresse. Combater essas causas já significa grande iniciativa para conservar a vida da empresa e dos empregados em boas condições. O seiketsu é traduzido como asseio, o que implica conservar a higiene, sem descuidar os estágios de organização, ordem e limpeza alcançados, padronizando hábitos, normas e procedimentos. Enfatiza o gerenciamento visual, a manutenção das condições-padrão, permitindo agir com rapidez.
SENSO DE DISCIPLINA: procura a manutenção da nova ordem estabelecida. Implica cumprir rigorosamente as normas e tudo aquilo que for decidido pelo grupo. Considera-se a disciplina como um sinal de respeito aos outros. À medida que as pessoas se mantêm comprometidas com o fiel cumprimento dos padrões técnicos e éticos, é produzida uma evidente melhoria individual e organizacional. Este último senso visa a luta permanente para manter e melhorar os quatro sensos anteriores e a capacidade de fazer as coisas como devem ser feitas, demonstrando como, em definitivo, os cinco sensos estão interligados.


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