Dinâmica: Caça Ao Tesouro Humano
Objetivo: ajudar as pessoas a memorizarem os nomes umas das outras, desinibir, facilitar a identificação entre as pessoas;
Material: uma folha com o questionário digitado, um lápis ou caneta para cada grupo;
Intensidade: leve;
Desenvolvimento: o Prof. explica aos participantes que agora se inicia um momento em que todos terão a grande chance de se conhecerem. Dividir em pequenos grupos, a partir da lista de descrições, os grupos devem sair pela empresa ou ao ambiente definido e encontrar uma pessoa que se encaixe com cada item da lista, e pedir para pessoa que assine o nome na lacuna.
Exemplo:
1. Alguém que pratica atividade física no mínimo 3 vezes por semana;
2. Alguém que viva numa casa sem fumantes;
3. Alguém que já tenha morado em outra cidade;
4. Alguém cujo primeiro nome tenha mais de seis letras;
5. Alguém que use óculos;
6. Alguém que consuma frutas e verduras diariamente;
7. Alguém que goste de dançar semanalmente;
8. Alguém que tenha a mesma idade que você;
9. Alguém que goste de jogar futebol semanalmente;
10. Alguém que tenha um animal de estimação (qual?).
Pode-se aumentar a quantidade de questões ou reformular estas, dependendo do tipo e do tamanho do grupo. A equipe que primeiro completar todas as questões será a vencedora
Fonte:www.portalrh.com.br
TESTE DE GESTÃO DO TEMPO
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DESCRIÇÃO
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SIM
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NÃO
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01
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Planejo as atividades diárias
de trabalho, estabelecendo o tempo adequado para início e fim das tarefas
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02
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Uso agenda para marcar
compromissos futuros
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03
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Faço distinção entre o que é
imprescindível, importante e urgente e atuo em função das prioridades
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04
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Não tenho dificuldade em
delegar tarefas
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05
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Não levo trabalho para casa
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06
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Não permito que telefonemas,
colaboradores ou visitas inesperadas me interrompam a toda hora
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07
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Só participo de reuniões que
tenham pauta previamente definida e horário determinado de início e término
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08
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Só participo de reuniões nas
quais minha presença é importante e efetiva
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09
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Não participo de reuniões sem
pauta, que não precisavam ser marcadas
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10
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Tenho brechas na agenda
diária para resolver problemas inesperados
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11
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Sou eficiente no uso do
telefone
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12
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Faço bom uso do e-mail
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13
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Sei dizer “não” quando
necessário
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14
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Minha mesa nunca está atolada
de papéis
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15
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Quando preciso de algum
documento ou papel, não tenho dificuldade em achá-lo
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16
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Tenho tido tempo para visitar
e conversar com clientes
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17
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Não tenho trabalhado
excessivamente e não tenho ficado estressado
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18
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Não sou objetivo nas
explicações
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19
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Não me ocupo de tarefas
rotineiras que possam ser executadas por outras pessoas
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20
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Quando começo uma tarefa,
executo-a até o fim
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21
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Reservo tempo para reunir-me
com o pessoal e discutir assuntos relevantes à empresa
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22
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Sou pontual
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23
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Não faço viagens
desnecessárias
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24
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Faço uma avaliação diária do
meu desempenho
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25
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Tenho tido tempo para me
dedicar à família, aos amigos, ao lazer, à religião, etc.
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Avaliação:
0 a
8 - Resposta NÃO – Parabéns, você tem dominado seu tempo. Verifique os assuntos
que você assinalou “não”, e procure melhorá-los.
9 a
16 - Respostas NÃO - É necessário um aprimoramento imediato. Estabeleça uma
ordem de prioridade para os itens em que você precisa melhorar e monitores suas
ações.
Mais de 16
Respostas NÃO – Está na hora de você mudar de vida. Assuma o firme propósito de
melhorar a gestão de seu tempo.
Dinâmica: Rompendo O Cerco
OBJETIVOS: Constatar as dificuldades existentes quando queremos ultrapassar alguma dificuldade, enquanto as pessoas ao nosso redor dificultam ainda mais ou não ajudam.
Observar a perseverança e resistência dos participantes, diante de uma situação de pressão.
Trabalhar um relacionamento.
MATERIAL: Não é necessário.
PROCESSO: Formar um círculo, de modo que os membros fiquem com os braços entrelaçados e firmes.
Pedir um voluntário, sem dar explicações.
Explicar que a dinâmica tem duas orientações básicas:
- O voluntário deverá tentar, por todos os meios, sair do círculo;
- Cabe aos demais, que estão firmemente no círculo, impedir que o voluntário saia.
Pedir que o de dentro troque com outra pessoa, repetindo o procedimento mais algumas vezes.
Ao final, seguem-se alguns comentários para reflexão do grupo:
1. O que você sentiu ao ser voluntário, tentando sair do círculo e enfrentando tamanha dificuldade?
2. Qual o sentimento do grupo? Houve vontade de ceder? Surgiu sensação de sadismo? Compaixão?
3. O que significa romper o cerco?
4. O que isso tem a ver com a realidade do nosso dia-a-dia?
5. Quais as palavras “mágicas” do relacionamento humano?
Programa de qualidade 5’S
Foi introduzido no Japão no final
da década de 60, mais especificamente nas empresas japonesas com o propósito de
acabar com o “trabalho forçado”. E é um conjunto de cinco palavras japonesas
que exprimem os princípios fundamentais da organização e que deram origem ao
programa 5S: seiri, seiton, seisou, seiketsu e shitsuke, em português, significam:
senso de utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina.
A essência dos 5S está na
autodisciplina, que vai desde a capacidade de ter iniciativas, a busca do
conhecimento de si e do outro, o espírito de equipe, o autodidatismo até a
capacidade de almejar melhoria contínua tanto no nível pessoal quanto no
organizacional. Pessoas que praticam estes conceitos tornam-se gerentes de si
mesmas e são destaque no mercado de trabalho.
Trabalhar com mais segurança,
manter bons hábitos para a saúde, buscar limpeza e organização, combater
desperdícios, ter espírito de equipe, aceitar desafios e ser responsável, são
algumas das vantagens que o programa proporciona à organização e às pessoas que
fazem parte destas. E para se conquistar tais vantagens, o programa segue os
cinco sensos, caracterizados à seguir:
SENSO DE UTILIZAÇÃO: favorece a eliminação do
desperdício de inteligência, tempo e matéria-prima. Significa usar os recursos
disponíveis, com bom senso e equilíbrio, evitando desatualizações e carências.
Todos os funcionários devem identificar e manter no seu lugar os itens
verdadeiramente úteis ao seu serviço, enfatizando o objetivo de separar as
coisas necessárias das desnecessárias à partir de critérios de estratificação,
classificando os objetos segundo a ordem de importância.
SENSO
DE ORGANIZAÇÃO: facilita o desenvolvimento do primeiro senso,
ao diminuiro tempo de busca dos objetos. Implica “dispor os recursos de forma
sistemática e estabelecer um excelente sistema de comunicação visual para o
rápido acesso a eles”. Este senso consiste em dar lugar a cada item e colocar
cada item em seu lugar, padronizando as nomenclaturas e evitando, assim, mais
de uma interpretação para o mesmo objeto. Significa colocar as coisas nos
lugares certos ou dispostas de forma correta para que possam ser usadas
prontamente. É uma forma de acabar com a procura de objetos. Enfatiza o
gerenciamento funcional e permite que se encontre o que se precisa quando se
quer. Busca formular regras claras que governem a estratificação, permitindo um
lay-out flexível que possa ser alterado, de maneira a impedir a formação de
labirintos e assim, aumentar a eficiência.
SENSO
DE LIMPEZA: pode
ser definido como a eliminação da sujeira sob todos os aspectos, incluindo a
boa preservação dos equipamentos, ambiente detrabalho limpo, com agradável
sensação de bem-estar e eliminação de estoques desnecessários. Pode ser feita
pelos próprios funcionários, cada um tornando-se responsável pela manutenção de
seu espaço. A limpeza é considerada uma oportunidade para o monitoramento,
inspeção ou reconhecimento do local de trabalho, permitindo descobrir e atacar
as causas da sujeira e facilitando, desta forma, a criação de um ambiente
impecável.
senso da saúde, higiene ou padronização: Este refere-se ao estágio
alcançado com a prática dos três sensos anteriores, acrescido de hábitos
rotineiros de higiene, segurança no trabalho e saúde mental. Por isso, excesso
de materiais, má ordenação e sujeira são, reconhecidamente, causas de acidentes
de trabalho e estresse. Combater essas causas já significa grande iniciativa
para conservar a vida da empresa e dos empregados em boas condições. O seiketsu
é traduzido como asseio, o que implica conservar a higiene, sem descuidar os
estágios de organização, ordem e limpeza alcançados, padronizando hábitos,
normas e procedimentos. Enfatiza o gerenciamento visual, a manutenção das
condições-padrão, permitindo agir com rapidez.
SENSO
DE DISCIPLINA:
procura a manutenção da nova ordem estabelecida. Implica cumprir rigorosamente
as normas e tudo aquilo que for decidido pelo grupo. Considera-se a disciplina
como um sinal de respeito aos outros. À medida que as pessoas se mantêm
comprometidas com o fiel cumprimento dos padrões técnicos e éticos, é produzida
uma evidente melhoria individual e organizacional. Este último senso visa a
luta permanente para manter e melhorar os quatro sensos anteriores e a
capacidade de fazer as coisas como devem ser feitas, demonstrando como, em
definitivo, os cinco sensos estão interligados.
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