Vou para uma entrevista de emprego. E agora?


Uma entrevista de emprego é sempre um momento especial. Mesmo para os candidatos mais preparados, é comum e compreensível que se fique nervoso, já que a ansiedade é um ingrediente que normalmente influencia o comportamento.

Embora sendo natural, a ansiedade não deve ser encarada com preocupação significativa. O problema está no fato de que temos a tendência de ampliar este estado e ao invés de controla-lo, permitimos que o mesmo se transforme em insegurança. Isso sim pode ser bastante prejudicial antes e durante a entrevista.

A seguir, apresento algumas dicas que podem contribuir para formar e transmitir uma imagem segura e positiva ao profissional incumbido de realizar a entrevista:

• Anote corretamente e re confirme todas as informações da entrevistas: dia, horário, local, departamento e nome das pessoas que deverá contatar.

• Procure saber mais sobre a empresa: qual sua atividade, quais são seus concorrentes, como anda seu segmento de mercado e qualquer outra informação que possa julgar útil para usar na entrevista.

• No dia anterior ao da entrevista, procure repousar cedo, de forma que acorde bem disposto e com o corpo no melhor de sua forma. Não esqueça de se alimentar bem.


• Com relação ao vestuário, procure se inteirar a respeito da roupa adequada ao cargo/função ao qual está se candidatando. Verifique ainda se a empresa é formal ou descontraída e escolha a roupa de acordo com o bom senso. Às vezes, candidatos que se vestem bem demais, acabam se comprometendo tanto quanto os que não tiveram cuidado algum. Procure adotar um padrão discreto e elegante.

• Saia de casa com uma antecipação segura em relação ao horário marcado, de forma que você possa estar no local, com 15 a 30 minutos de antecedência. Esse tempo serve para você captar e/ou repassar mentalmente informações que poderão ser úteis no momento da entrevista.

• Procure ser educado, cortês e gentil com as pessoas desde sua chegada.

• Se portar um celular, mesmo ainda na recepção, procure mantê-lo desligado até sua saída do ambiente.

• Pecados capitais: ficar mascando chicletes, usando óculos escuros em ambientes fechados ou pior ainda: coçando distraidamente partes íntimas (cuidado!).

• Relaxe e respire lentamente, não permitindo que seu semblante transpareça traços de ansiedade e/ou preocupação.

• Ao ser anunciado e encaminhado para a sala da entrevista, apenas estenda a mão ao seu interlocutor se esse estender primeiro e antes de sentar na cadeira reservada a você, peça licença e acomode-se confortavelmente, de forma que não precise ficar se mexendo muito.

• Poste-se na cadeira de forma ereta, isso traduz segurança e concentração.

• Não responda as perguntas de forma monossilábica, apenas com "sim e não". Aproveite as oportunidades para colocar suas opiniões, sem se entender demais, sendo claro e objetivo.

• Olhe nos olhos do seu interlocutor, sem necessariamente encará-lo e não fique olhando demais os objetos e papéis na mesa.

• Caso os momentos de silêncio sejam prolongados, não insista em querer quebrar o silêncio. Para se apoiar e ter o que olhar procure portar um objeto nas mãos como um livro ou uma agenda.

• Caso esteja nervoso, tente não se preocupar e seja sincero, afirmando: "Desculpe, pois estou um pouco nervoso...". Isso demonstra tranqüilidade e quase sempre restabelece um clima ameno no ambiente.

• Seja honesto nas respostas. Mentiras têm perna curta e dentro da própria entrevista, você pode ser pego em contradição. Lembre-se que exagerar é o mesmo que mentir.

• Por mais que já tenha entregado seu currículo antecipadamente, procure ter um a mão. Pode ser útil.

• Certas características são sempre bem vistas e procuradas durante uma entrevista e podem fazer a diferença, algumas delas: capacidade de enfrentar desafios e lidar com adversidades, ter espírito de equipe e comportamento pró-ativo.


• Para finalizar demonstre otimismo e entusiasmo e acima de tudo porque você se considera o candidato adequado ao cargo/função para aquela empresa.

• Ao final, ao sair da sala agradeça a entrevista e a oportunidade.

O conjunto de informações acima, não garante que a vaga seja sua, mas ajuda muito na transmissão de uma boa imagem ao seu interlocutor, podendo colocar você entre os candidatos a serem avaliados positivamente. Boa sorte!

Dinâmica: Varrendo Bolas


Objetivo: agilidade, cooperação e trabalho em equipe; 

Material: 15 bolas e uma vassoura para cada equipe;

Intensidade: moderada;

Desenvolvimento: O animador divide o grupo em duas equipes, com igual número de integrantes. Colocam-se em filas paralelas, na linha de partida; em frente a elas, espalha-se uma quantidade de bolas. O primeiro representante de cada fila recebe uma vassoura. Dado o sinal, um dos participantes deve sair varrendo uma das bolas até à meta que será determinada em um local a sua frente, definido pelo professor. Os participantes voltam e passam a vassoura para a segunda pessoa, que deverá fazer a mesma seqüência anterior, buscando atingir a mesma meta e assim sucessivamente. A equipe vencedora será aquela que primeiro deslocar todas as bolas até o local definido.

Vendendo motivação


por Kleber Rodrigues

Há pouco tempo recebi a visita informal do coordenador de uma equipe de marketing de rede. Ele dizia: - "Não entendo minha equipe. Eles já formaram um grupo motivado, mas hoje eles não se motivam por nada!".
Era uma pessoa de fala eloqüente, parecia realmente preocupado com as pessoas de sua equipe...
Sei que isso é muito pouco para um diagnóstico preciso. Milhões de fatores poderiam estar envolvidos na motivação desse grupo. Mas, ele falou com muito orgulho sobre as premiações que fazia. Considerava um ótimo prêmio financeiro - realmente era - e este era o grande alicerce do seu programa motivacional.
Naquele momento não era o consultor, apenas o companheiro de conversa. Não estava ali para vender um diagnóstico detalhado. Apenas resolvi analisar com ele alguns elementos importantes na premiação, os quais compartilho com vocês nas linhas abaixo.
Quando se fala em motivação, a primeira palavra que vem à cabeça, na maioria das pessoas, é sempre a mesma: dinheiro.
Nada contra o dinheiro, aliás, é bom deixar bem claro: eu também adoro!
Entretanto, algumas empresas acreditam que o incentivo monetário é a solução mágica para ter uma equipe motivada. Criam fornalhas incandescentes de produção, em muito pouco tempo, com prêmios maravilhosos! Mas produtividade não é sinônimo de comprometimento e cada vez mais necessitam de lenha para se manterem acesas. Até o dia em que o preço da motivação se torna muito caro para ser sustentado.
Haja dinheiro, haja esforço e haja saúde. Chega uma hora em que a produção perfeita entra em colapso e os desentendimentos começam a surgir. Pessoas abandonam o trabalho por ofertas melhores, outros não suportam mais a pressão e trocam por oportunidades que paguem até menos, mas que ofereçam uma melhor qualidade de vida.
Enquanto isso, crescem as empresas que oferecem um bom ambiente de trabalho. As pessoas trabalham mais motivadas, embora os salários sejam menores... Por que será que isso acontece?
Mais do que dinheiro, as pessoas querem ser respeitadas e valorizadas. Querem se sentir importantes dentro da empresa!
Então, premiação não funciona? Claro que sim! A premiação é um excelente motivador. É uma excelente forma de mostrar o quanto a pessoa é importante. A questão é COMO se faz!
Zig Ziglair, famoso palestrante e escritor norte-americano, disse uma vez que motivar é puxar ou extrair aquilo que está dentro.
Se está dentro é preciso ir até lá buscar! Para resgatar a verdadeira motivação é importante ir fundo e tocar as emoções!
Para isso precisamos de líderes que realmente conheçam as pessoas, que as ouçam, que enxerguem - antes do profissional - o ser humano. Precisamos de líderes que descubram a verdadeira necessidade de cada um e que estejam efetivamente comprometidos com os sonhos e as realizações dos membros de sua equipe.
Sonhos e realizações, estes sim vêm de dentro!
Mas como fazer isso na prática, com a premiação?
Minha sugestão é: aprendendo a VENDER!
Isso mesmo, saber vender suas idéias é a chave para despertar uma verdadeira motivação em sua equipe.
Entretanto, esta tarefa não é tão fácil como a maioria pensa. Não basta apresentar um cenário maravilhoso e achar que as pessoas se encantarão sozinhas. É como vender um produto ou serviço.
Os bons profissionais de vendas já aprenderam que as pessoas não compram produtos, mas benefícios. Para vender melhor criam uma solução, que atenda a uma necessidade específica do cliente. E quando você mostra isso a ele, você ganha respeito, confiança e admiração. Ele percebe que você realmente entende o que ele precisa e traz algo consistente para ajudá-lo. E é isso que desperta o desejo de compra.
E por que as empresas insistem em oferecer prêmios e não soluções?
Por que na hora de vender o foco é no cliente, na hora de premiar o foco não é no colaborador?
Motivar é vender! Você precisa fazer com que a sua equipe compre o seu produto e sinta-se realmente feliz com isso.
E mais uma vez: como fazer isso?
Esqueça o produto! Venda a solução! NÃO OFEREÇA DINHEIRO, SATISFAÇA A NECESSIDADE DO SEU COLABORADOR!
Talvez um dos membros da sua equipe não esteja motivado por problemas com a esposa. Não ofereça uma premiação em dinheiro! Ofereça a oportunidade de tirar umas férias românticas e resgatar o relacionamento! Talvez ele sonhe com a casa própria. Não ofereça uma premiação em dinheiro! Ofereça uma ajuda para ele dar entrada no seu imóvel! Talvez ele precise de reconhecimento. Não ofereça dinheiro! Ofereça um troféu ou uma promoção, com direito a viagem ou carro ou o que quer que seja, mas mostre o reconhecimento! NÃO OFEREÇA O PRODUTO! OFEREÇA A SOLUÇÃO!
Mostre que você o conhece, mostre que você o respeita, mostre o quanto ele é importante. E mais do que isso, mostre que VOCÊ MERECE pedir a ele para ir um pouco além do esforço convencional. Prove que você, como bom líder, pode oferecer o melhor para ele e para a sua equipe!
Conheça bem os seus colaboradores, e faça da premiação um motivador realmente eficaz.

** Recebi esse texto em 2007 de uma colega, não sei de onde ela tirou mas ela deixou o nome do autor Kleber Rodrigues a quem dei os devidos créditos. Caso ele ou alguma outra pessoa se sinta ofendido ou não queira que o post continue no ar por favor me avise que eu tiro imediatamente. Ou ainda se o Kleber tiver uma página me passa o endereço que eu divulgo**

Dinâmica: A Vela E O Barbante



- Participantes: 7 a 15 pessoas

- Tempo Estimado: 20 minutos

- Modalidade: Evangelização.

- Objetivo: Tomar consciência da aliança entre si, o outro e Deus.

- Material: uma Bíblia, barbante, velas para todos os integrantes e mais uma para ser colocada no centro do grupo.

- Descrição: Todos deverem estar na forma de um círculo, e no centro do círculo, numa mesa, coloca-se a Bíblia, junto com uma vela acesa. A Bíblia deve estar amarrada com o barbante, e este, deve ter sobra suficiente para amarrar as velas de todos. Cada pessoa, com uma vela vai ao centro do círculo, passa o barbante em volta de sua vela, acendendo-a, e em seguida, entrega à ponta do barbante para outra pessoa, que circulará sua vela, também acendendo-a, e assim sucessivamente. Quando todos estiverem enlaçados pelo barbante, lê-se a passagem do Evangelho de João, capítulo 8, versículo 12 - "Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas, mas possuirá a luz da vida". Ao final, todos partilham o sentido da dinâmica, tentando relacioná-la com o texto bíblico proposto.
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