Dinâmica Convivendo com máscaras




Objetivo: Proporcionar o exercício da auto e heteropercepção.

Material: Cartolina colorida, tintas, colas, tesouras, papéis diversos e coloridos, palitos de churrasco, CD com a música quem é você (Chico Buarque)

Procedimento:

1. Com a música de fundo cada participante é convidado a construir uma máscara com os materiais disponíveis na sala, que fale dele no momento atual.

2. A partir da sua máscara confeccionada, afixá-la no palito de churrasco para que cada um se apresente falando de si através da máscara.

3. Organizar em subgrupos para que cada participante escolha: A máscara com que mais se identifica; A máscara com que não se identifica; A máscara que gostaria de usar.

4. Após concluir a atividade em subgrupo, todos deverão colocar suas máscaras e fazer um mini teatro improvisado.

5. Formar um círculo para que cada participante escolha um dos integrantes do grupo para lhe dizer o que vê atrás de sua máscara...

6. Abrir para discussões no grupo.

7. Fechamento da vivência.

Esta dinâmica foi baseada na teoria de Vygotsky, visando o processo criativo, através da representação, para a formação da subjetividade e intersubjetividade do indivíduo. Aplicada ao público a partir de 9 anos

Dinâmica do mestre




Participantes: acima de 5

Objetivo: Desenvolver a criatividade, socialização, desinibição e a coordenação.

Material: Nenhum


Desenvolvimento: Em círculo os participantes devem escolher uma pessoa para ser o adivinhador. Este deve sair do local. Em seguida os outros devem escolher um mestre para encabeçar os movimentos/mímicas. Tudo que o mestre fizer ou disser, todos devem imitar . O adivinhador tem 2 chances para saber quem é o mestre. Se errar volta e se acertar o mestre vai em seu lugar.

Dinâmica Telefone Sem Fio



OBJETIVO:
Ilustrar a repercussão que pequenos erros têm sobre o resultado final de um processo. Ilustrar a cadeia cliente x fornecedor e a importância de Qualidade 100% em todas as fases de um processo.

DESENVOLVIMENTO:
1. Formar a cadeia, em círculo ou em "U”, e passar uma mensagem falada em voz baixa; inaudível aos demais, através da ponta da cadeia.
2. Comparar o resultado final com a mensagem inicial.

PROCESSAMENTO:
Conversar sobre as distorções verificadas durante o trânsito da mensagem. Correlacionar com a cadeia de processos dentro da rotina do ambiente de trabalho.

MATERIAL:
Nenhum.

Dinâmica Reforço Positivo



OBJETIVO:
Vivenciar um momento de feed-back motivador entre as pessoas do grupo, despertando para a importância da valorização do outro e do elogio.

DESENVOLVIMENTO:
1. Fornecer ao grupo crachás em número de um para cada participante.
2. Pedir que cada um afixe um crachá nas costas de um colega, de forma que todos terminem com crachá, ao final.
3. Logo em seguida, ao som de música instrumental e suave, lembrar a importância de valorizarmos uns nos outros as qualidades positivas que cada um possui.
4. Pedir que cada um procure identificar em cada colega uma qualidade importante, do seu ponto de vista, e registrá-la no seu crachá, para que ele saiba disso.
5. Aguardar que todos tenham registrado pelo menos urna qualidade positiva em cada colega de grupo.

PROCESSAMENTO:
Formando-se um círculo, pedir que cada um retire o crachá do colega do lado, lendo para ele as qualidades que o grupo viu em sua pessoa. Todos aplaudem ao final, e o crachá pode utilizado para, por exemplo:
Ser entregue ao seu dono como lembrança do grupo;
Compor um mural com as qualidades do grupo;
Enfeitar uma árvore de qualidades do grupo.

MATERIAL:
Crachás, canetas e fita adesiva.
Google Analytics Alternative