Dinâmica: Construção De Torres


OBJETIVO:
Demonstrar a influência do tipo de liderança na produtividade e satisfação do trabalho em grupo.

CENÁRIO:
Somos construtores de torres. Nossa missão é construir torres. Torres de qualidade, quanto mais altas, melhor.

DESENVOLVIMENTO:
1 Formam-se grupos de 4 pessoas. Cada grupo se compõe de um operário, um supervisor e dois observadores. A tarefa consiste em o operário, com os olhos vendados e sob a orientação do supervisor, montar a torre, feita de palitos de fósforos colocados em paralelos, formando um quadrado, dois sobre dois. Os observadores estarão tomando nota do que forem observando, tanto na relação entre operário e o supervisor, quanto nos resultados atingidos.
2 Cada dupla tem 3 minutos para construir sua torre. Em seguida. Trocam-se os papéis. Num segundo momento os observadores passam a viver a experiência de operário e supervisor, com os outros dois colegas como observadores.

PROCESSAMENTO:
Como vocês se sentiram enquanto operários?
E como se sentiram como supervisores?
Na medida em que o grupo for expressando os seus sentimentos, começar a explorar o desenvolvimento do jogo. Quando observadores, como vocês perceberam o andamento do processo? Observaram alguma relação entre a forma de liderança e os resultados alcançados?

MATERIAL:
Palitos de fósforos e venda para os olhos.


Dinâmica: Gincana Da Alegria

Objetivo: criatividade, conhecimentos gerais, trabalho em equipe e descontração; 
Material: papel, canetas, tesouras; 
Desenvolvimento: essa gincana é muito divertida e estimula muito o participante, o professor deve organizar os temas, o material e levar tudo pronto para aplicar a brincadeira. Os temas podem ser os seguintes:
- FICHA DE 30 SEGUNDOS: uma pessoa de cada grupo pega a sua fichas com 5 itens escritos, essa pessoa não pode falar o que está escrito, somente fazer a mímica e o restante do grupo tenta adivinhar o que esta sendo imitado. Ex: óculos, livro, avião, chave de porta, carro. O tempo é de 30 segundos para o grupo acertar. Vale 50 pontos se acertar.
- FILMES: o coordenador escreve em um papel o nome de um filme. Ex: TITANIC. E chama um dos componentes do grupo, mostra o que está escrito, a pessoa terá que fazer a representação do filme com mímica, o tempo é de 1 minuto. Vale 50 pontos por filme.
- CULTURAL: o coordenador descreve 10 perguntas culturais, sobre assuntos diversificados, e faz as perguntas para uma equipe, se a equipe não souber responder pode passar, se errar a outra equipe pode responder. Vale 10 pontos por pergunta.
- EX: Qual dos líquidos é considerado solvente universal?
( ) Éder;
( ) Mercúrio;
( ) Acetona;
(x) Água.
- SÍLABAS: o coordenador vai falar o começo de uma palavra e a equipe tem que acertar o nome do que se quer saber. Exemplo: o professor fala CA...E a equipe tem que saber responder. O correto é CACHORRO. A equipe tem duas chances para acertar, caso não acerte, pula para a próxima palavra, cada equipe tem 5 palavras, valendo 50 pontos no total.
OBS: No final da dinâmica, o coordenador faz a contagem dos pontos e a equipe que fizer mais pontos é a vencedora.
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