Dinâmica: Máquinas De Pessoas



OBJETIVO
Perceber que há sempre uma forma interessante de se trabalhar com o inusitado.
Despertar da criatividade e quebra de paradigmas.

CENÁRIO:
Lembrar o Zoológico. O quanto é bom observar os animais. No momento, nós somos o Zoológico, e a dificuldade é que estamos muito atrasados tecnologicamente. Precisamos modernizar, e para isso vamos fazer um trabalho em equipes.

DESENVOLVIMENTO:
1. Dividir o grupo em equipes de 08 a 10 pessoas.
2. Cada equipe tem como objetivo construir uma máquina. As máquinas que precisamos são:
Uma banheira de hidromassagem para girafas;
Um lava-jato para elefantes;
Um chuveiro especial para gatos do mato.
3 Ao final cada grupo deverá representar com os próprios corpos e movimentos a máquina em funcionamento.

PROCESSAMENTO:
Conversar com o grupo sobre a experiência e seus desafios. Correlacionar com as concepções de possível e impossível, o habitual e o novo no trabalho

Dinâmica: Argolas

Participantes: livre

Objetivo:
Propiciar um momento de feedback ao grupo, facilitando a manutenção ou mudança de comportamentos e atitudes.
Material: Argolas verdes e amarelas, em número proporcional aos participantes do grupo.
Desenvolvimento:
Formar um círculo único com todos os membros do grupo.
O coordenador entrega duas argolas a cada participante, sendo uma verde e outra amarela. O verde vale por um reforço positivo a alguma qualidade percebida. O amarelo vale como um ligeiro toque, ou um sinal de alerta, quanto a algum aspecto observado.
Ao som de música instrumental suave, pedir que cada colega vá oferecendo as argolas aos demais, de acordo com as seguintes regras:
Cada participante só poderá entregar uma argola se comunicar ao colega a qualidade observada, se verde, ou o significado do alerta, se amarela.
Cada participante só poderá entregar uma argola para um mesmo colega.
Uma argola só pode ser entregue se o colega ainda não recebeu uma daquela cor.
Cada participante só poderá receber duas argolas, sendo uma de cada cor

PROCESSAMENTO:
Retornar para o círculo e permitir que todos comentem livremente o exercício. É importante dar um tempo suficiente para que todos possam se expressar, uma vez que este exercício revolve em profundidade a auto-imagem da pessoa.



Dinâmica: Posso Entrar?


OBJETIVOS: Promover o entrosamento dos membros do grupo que estiverem mais “deslocados” e levar os participantes a refletirem sobre as razões que levam um grupo a ser “fechado”, de difícil acesso.

MATERIAL: Não é necessário.

PROCESSO: Uma vez percebido quem está deslocado no grupo, o facilitador orienta a formação de um círculo ( ou mais de um, se for o caso), onde os participantes ficam com os braços entrelaçados fortemente. 
As pessoas que irão formar o círculo deverão ser convidadas uma a uma, justamente para deixar de fora aquelas que irão tentar entrar no círculo.
Após a formação do círculo, cada pessoa que estiver fora vai tentar entrar.
A função dos que estiverem formando o círculo é não permitir, sob hipótese nenhuma, a entrada do “intruso” no círculo.
Tendo conseguido ou não, o facilitador deve substituir a pessoa que tentou entrar no círculo (se for mais de uma que ficou sentada), até que todas tenham participado.
Ao final, todos sentam no chão e é aberto espaço para o questionamento:
Quais os sentimentos experimentados durante o exercício?
Qual a sensação de não ser escolhido para participar do círculo?
O que você sentiu ao não conseguir entrar no grupo?
O que você sentiu ao conseguir?
Durante o questionamento, o facilitador deve (se não tiver acontecido) promover o entrosamento, de forma calorosa, dessa(s) pessoa(s) ao grupo.


Dinâmica: Roda Máxima E Roda Mínima


OBJETIVO:
Desenvolver sentimento de equipe.

DESENVOLVIMENTO:
1. Formar um círculo único com todo o grupo, de mãos dadas.
2. Abrir ao máximo possível o círculo, ao ponto de as pessoas estarem se tocando apenas pelas pontas dos dedos. Nesse momento, dar um tempo para que todos possam se perceber enquanto círculo.
3. Pedir em seguida para que todos vão se aproximando, fechando o círculo. Fechando e fechando, cada vez mais, até que uns vão entrando para dentro do círculo e formando um círculo cheio, para que o grupo ocupe o menor espaço possível dentro da sala.
4. Quando parecer que está o mais apertado possível, pedir que apertem ainda mais se elevando nas pontas dos pés.
5. Deixar que todos permaneçam por um instante percebendo o grupo nessa nova formação.

PROCESSAMENTO:
Deixar que o grupo comente livremente a experiência e o seu sentimento enquanto equipe. Procurar reforçar a importância de se trabalhar bem tanto a distância quanto a proximidade para uma boa relação em equipe.

MATERIAL:
Nenhum.



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