Dinâmica Terra, Céu E Mar



OBJETIVOS: Aquecer e exercitar o senso de direção, percepção de espaço e, naturalmente, descontrair. 

MATERIAL: Não é necessário.

PROCESSO: O facilitador convida o grupo a formar uma fila única, uma atrás da outra, alinhadas da menor para a maior.
A fila deverá formar-se a partir de uma distância de, mais ou menos, um metro de onde está o facilitador.
Começa a orientação: “a fila onde vocês estão é denominada TERRA, à sua direita é o CÉU e à sua esquerda é o MAR”.
Quando eu disser: TERRA! Todos irão para a terra... CÉU! Todos irão para o céu... MAR! Todos irão para o mar. Aqueles que “titubearem” ou deixarem de ir, vão sendo excluídos”.
Aos vencedores (ou aos três finalistas) oferecer um prêmio.

Dinâmica: Varrendo bolas


Objetivo: agilidade, cooperação e trabalho em equipe; 
Material: 15 bolas e uma vassoura para cada equipe;
Intensidade: moderada;
Desenvolvimento: O animador divide o grupo em duas equipes, com igual número de integrantes. Colocam-se em filas paralelas, na linha de partida; em frente a elas, espalha-se uma quantidade de bolas. O primeiro representante de cada fila recebe uma vassoura. Dado o sinal, um dos participantes deve sair varrendo uma das bolas até à meta que será determinada em um local a sua frente, definido pelo professor. Os participantes voltam e passam a vassoura para a segunda pessoa, que deverá fazer a mesma sequência anterior, buscando atingir a mesma meta e assim sucessivamente. A equipe vencedora será aquela que primeiro deslocar todas as bolas até o local definido.

Dinâmica dos autógrafos


                         
Objetivo : Descontrair e promover o conhecimento entre os participantes, aproximar as pessoas, identificar diferenças e semelhanças.
Tipo de grupo : Mínimo 10 participantes
Tempo necessário : Aproximadamente 30 minutos
Materiais : Folha de autógrafos e lápis ou caneta
Procedimentos : 
1- Distribuir a “folha de autógrafos”, previamente definido.
2- Solicitar que cada pessoa escolha e assinale, da forma que quiser.
3- Cada pessoa irá em busca dos autógrafos/assinaturas das pessoas que se enquadrem nas questões definidas.
4- Não vale repetir nenhum nome.
5- Deve-se ser direto. Ex.: Você é um tremendo barbeiro no volante? Se “sim”, a pessoa deve assinar o seu nome na falha da pessoa que perguntou;
6- Pode-se sugerir um prêmio para quem conseguir maior número de assinaturas.
7- Portanto, quanto maior o número de assinaturas, maior o conhecimento travado.
  Ao final, o facilitador conduz alguns comentários e depoimentos do grupo:

*O que foi mais curioso ou surpreendente para vocês?
*Teve alguém que se identificou?
*Qual o objetivo desse exercício?
*Quem conseguiu mais assinaturas?

Dinâmica: “Monólogo e diálogo”





Objetivos                  
Estimular canais de comunicação.
Desenvolver a percepção.
Trabalhar dificuldades de comunicação e entendimento.

Tamanho do grupo:  Independente

Tempo necessário  : 30 minutos

 Materiais :
 Papel e lápis; Folha com desenhos impressos (dois grupos de desenhos )

Arranjo físico:    Sala ampla com formação em U

Metodologia/Regras:
Para o primeiro desenho:
Um dos participantes do grupo vai descrever para os outros um desenho.
Na primeira fase, ele fica de costas para o grupo, e não pode repetir informações, nem responder perguntas
O grupo que está ouvindo e desenhando não pode se manifestar de nenhuma forma.

Para o segundo desenho:
Um dos participantes do grupo vai descrever para os outros um desenho.
Na segunda fase, ele fica de frente para o grupo, e responde todas as perguntas e esclarece o que for levantado.
O grupo que está ouvindo e desenhando pode se manifestar toda a vez que sentir necessidades.

Fechamento :  Trabalhar a dificuldade de comunicação quando uma pessoa fala “sem ouvir” o outro.
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