Líder ou escravo de metas

Li uma matéria de 2008 em um determinado portal que definia o que é ser líder, segue um trecho:

"Líder é aquele que tem a capacidade de administrar pessoas e equipes, de personalidades diferentes, e gerencia-las, mobilizando-as para objetivos comuns. Em uma definição mais simples, liderar é comunicar as pessoas seu valor e potencial de forma tão clara, tão forte em que elas acabem por vê-los em si mesmas e que seja capaz de se colocar em movimento sentido parte do processo de ver, fazer e tornam-se capazes."

Fiquei pensando sobre o assunto e percebi que as pessoas estão entendendo errado a definição de líder.

Hoje em dia as empresas tem metas para os líderes, eles precisam apresentar bons resultados do seu trabalho e da sua equipe e o que percebi conversando com pessoas de diferente níveis nas empresas é que os lideres estão virando "escravos" de metas e deixando de ser aquelas pessoas que alguém teria vontade de seguir. Antes de me apedrejarem vou explicar...

Se o colaborador "apronta" algo e sabemos que as pessoas aprontam mesmo e o líder chama a atenção da pessoa ele vira inimigo mortal. Como inimigo mortal daquela pessoa ele vira uma pessoa marcada para ser crucificado em qualquer situação pelos simpatizantes do colaborador que "aprontou" e claro na avaliação anual de clima que a maioria das empresas fazem ele é apontado como um líder ruim e isso a maioria das vezes dói no bolso pois as PLRs da vida normalmente são baseadas nessas avaliações.

Então com medo de sentir no bolso o peso de uma situação muitos líderes acabam engolindo a seco as provocações dos colaboradores e muitas vezes tapando o sol com a peneira quando na verdade ele tem vontade de dar um belo de um chute em algumas pessoas. Tudo em nome da visão de liderança que está distorcida.

Enxergo liderança da seguinte forma:

  • O líder tem pulso firme e se tiver que chamar a atenção o fará sem medo de ser mau avaliado. Claro de forma respeitosa sem expor o colaborador
  • O liderado conhece e respeita a hierarquia. Sabe que o líder é o comandante da equipe e que deve respeitá-lo.
  • O liderado tem regras e responsabilidades para cumprir e deve cumprir sem que o líder tenha que ficar lembrado a todo momento quais são as responsabilidades e deveres.
  • O líder tem que tratar todos bem independente de simpatizar ou não com a pessoa, mas não é obrigado a ser "amiguinho" de ninguém.
Sei que as vezes sou radical nas minhas colocações mas creio que se as pessoas soubessem seus lugares e os lideres pudessem agir com mais firmeza o nível de estresse diminuiria. Não estou pedindo os chefes de volta mas sinceramente esperar que o líder agrade o tempo todo é utopia. 

Como diz o meu pai: Hoje em dia as pessoas tem muitos direitos e poucos deveres, isso corrompe a sociedade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Analytics Alternative