Dica de livro: Transformando Suor em Ouro

                                 
Gosto muito de ler e já li diversos livros sobre vários temas e sempre recebo pedidos de indicação de livros para algum trabalho na faculdade ou para aplicar com alunos ou com os funcionários. Por isso iniciei hoje a coluna #Dicas de livros. Nesse espaço vou indicar os livros que li e gostei. Para acompanhar basta digitar seu e-mail no campo "Receba as atualizações por e-mail" (coluna a direita) e você receberá uma mensagem a cada novo post ou curtir a nossa página no Facebook https://www.facebook.com/dicasedinamicas e ficar por dentro de tudo o que acontecer no blog.

 Li esse livro quando estava fazendo a Pós Graduação  e apresentei um trabalho sobre coaching esportivo baseado nele. Foi um livro que me impressionou. Sinceramente não conhecia nada do Bernardinho, sabia apenas que era um técnico mas não fazia a mínima ideia de qual era a categoria que ele atuava. Estava procurando algo sobre esporte para o trabalho e me chamou a atenção a capa onde estava escrito que já foram vendidos 300 mil exemplares. Pensei se tanta gente comprou deve ser bom mas foi só começar a ler que não achei apenas bom, achei ótimo.

Bernardinho é um técnico obstinado, persistente, perfeccionista e motivador, com essas características tornou-se o maior técnico de vôlei da história do Brasil. Ele é um verdadeiro líder de equipe.
Você pode pensar “O que um técnico de vôlei tem em comum com um líder de equipe?”
Na verdade tem tudo pois ambos precisam ter o foco bem definido para que a sua equipe possa brilhar.

Dentro do livro encontrei um rascunho onde anotei algumas coisas que me chamaram a atenção na época e que eu usei na apresentação do trabalho na Pós Graduação, são elas:

“Todos os dias, ao levantar, piso na minha vaidade para que ela não me desvie do meu caminho”

“É obrigação do treinador, do líder, buscar em si mesmo as causas do insucesso e assumir responsabilidades em vez de recorrer a desculpas.”

“Não prometer o que não pode ou não pretende cumprir”

Outro ponto que anotei foi a Roda da Excelência, técnica muito utilizada nos processos de coaching mas que pode ser aplicada em vários trabalhos.


A imagem da  Roda da Excelência é da internet e a do livro é uma fotografia do meu exemplar.

Eu passaria o dia todo escrevendo sobre o livro e não me cansaria, claro que vou ler novamente pois esse livro é uma injeção de animo. São 224 páginas de puro aprendizado.

Espero que tenham gostado da dica e se alguém já leu e quiser comentar fique a vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Analytics Alternative