Foi introduzido no Japão no final
da década de 60, mais especificamente nas empresas japonesas com o propósito de
acabar com o “trabalho forçado”. E é um conjunto de cinco palavras japonesas
que exprimem os princípios fundamentais da organização e que deram origem ao
programa 5S: seiri, seiton, seisou, seiketsu e shitsuke, em português, significam:
senso de utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina.
A essência dos 5S está na
autodisciplina, que vai desde a capacidade de ter iniciativas, a busca do
conhecimento de si e do outro, o espírito de equipe, o autodidatismo até a
capacidade de almejar melhoria contínua tanto no nível pessoal quanto no
organizacional. Pessoas que praticam estes conceitos tornam-se gerentes de si
mesmas e são destaque no mercado de trabalho.
Trabalhar com mais segurança,
manter bons hábitos para a saúde, buscar limpeza e organização, combater
desperdícios, ter espírito de equipe, aceitar desafios e ser responsável, são
algumas das vantagens que o programa proporciona à organização e às pessoas que
fazem parte destas. E para se conquistar tais vantagens, o programa segue os
cinco sensos, caracterizados à seguir:
SENSO DE UTILIZAÇÃO: favorece a eliminação do
desperdício de inteligência, tempo e matéria-prima. Significa usar os recursos
disponíveis, com bom senso e equilíbrio, evitando desatualizações e carências.
Todos os funcionários devem identificar e manter no seu lugar os itens
verdadeiramente úteis ao seu serviço, enfatizando o objetivo de separar as
coisas necessárias das desnecessárias à partir de critérios de estratificação,
classificando os objetos segundo a ordem de importância.
SENSO
DE ORGANIZAÇÃO: facilita o desenvolvimento do primeiro senso,
ao diminuiro tempo de busca dos objetos. Implica “dispor os recursos de forma
sistemática e estabelecer um excelente sistema de comunicação visual para o
rápido acesso a eles”. Este senso consiste em dar lugar a cada item e colocar
cada item em seu lugar, padronizando as nomenclaturas e evitando, assim, mais
de uma interpretação para o mesmo objeto. Significa colocar as coisas nos
lugares certos ou dispostas de forma correta para que possam ser usadas
prontamente. É uma forma de acabar com a procura de objetos. Enfatiza o
gerenciamento funcional e permite que se encontre o que se precisa quando se
quer. Busca formular regras claras que governem a estratificação, permitindo um
lay-out flexível que possa ser alterado, de maneira a impedir a formação de
labirintos e assim, aumentar a eficiência.
SENSO
DE LIMPEZA: pode
ser definido como a eliminação da sujeira sob todos os aspectos, incluindo a
boa preservação dos equipamentos, ambiente detrabalho limpo, com agradável
sensação de bem-estar e eliminação de estoques desnecessários. Pode ser feita
pelos próprios funcionários, cada um tornando-se responsável pela manutenção de
seu espaço. A limpeza é considerada uma oportunidade para o monitoramento,
inspeção ou reconhecimento do local de trabalho, permitindo descobrir e atacar
as causas da sujeira e facilitando, desta forma, a criação de um ambiente
impecável.
senso da saúde, higiene ou padronização: Este refere-se ao estágio
alcançado com a prática dos três sensos anteriores, acrescido de hábitos
rotineiros de higiene, segurança no trabalho e saúde mental. Por isso, excesso
de materiais, má ordenação e sujeira são, reconhecidamente, causas de acidentes
de trabalho e estresse. Combater essas causas já significa grande iniciativa
para conservar a vida da empresa e dos empregados em boas condições. O seiketsu
é traduzido como asseio, o que implica conservar a higiene, sem descuidar os
estágios de organização, ordem e limpeza alcançados, padronizando hábitos,
normas e procedimentos. Enfatiza o gerenciamento visual, a manutenção das
condições-padrão, permitindo agir com rapidez.
SENSO
DE DISCIPLINA:
procura a manutenção da nova ordem estabelecida. Implica cumprir rigorosamente
as normas e tudo aquilo que for decidido pelo grupo. Considera-se a disciplina
como um sinal de respeito aos outros. À medida que as pessoas se mantêm
comprometidas com o fiel cumprimento dos padrões técnicos e éticos, é produzida
uma evidente melhoria individual e organizacional. Este último senso visa a
luta permanente para manter e melhorar os quatro sensos anteriores e a
capacidade de fazer as coisas como devem ser feitas, demonstrando como, em
definitivo, os cinco sensos estão interligados.
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