Você levou um cartão vermelho e está revoltado? Com vontade de quebrar tudo?
E se você usasse toda essa energia para analisar friamente seu comportamento e os motivos que fizeram seu empregador a te demitir? E então topa?
Até hoje não encontrei uma pessoa que tivesse sido demitida que achasse a demissão justa. As alegações são sempre fui injustiçada, meu "chefe" não gostava de mim, a empresa não era boa e por isso não reconhecia os talentos e outros blábláblás.
Mas será que era tudo isso mesmo?
Estou a 12 anos na área de Departamento Pessoal mas trabalho em empresas a 22 anos e como sou observadora sempre fico de olho nas atitudes das pessoas ao meu redor e cá com os meus botões consigo "prever o futuro" os próximos da lista de demitidos. Apenas pelas atitudes das pessoas é possível notar quem está pisando na bola. Antigamente eu dava um toque para as pessoas, falava "olha melhora seu comportamento isso não pega bem" ou " você está dando mancadas, as pessoas estão percebendo" mas sempre era recebida com 7 pedras nas mãos por isso parei de dar esses toques para as pessoas.
Claro que tem empresas que cometem injustiças mas os "profissionais" também deixam muito a desejar.
Vou citar alguns exemplos que observei durante todos esses anos:
1º Atrasos - Claro que em grandes capitais imprevistos acontecem mas tem gente que abusa. Trabalhei com um rapaz que ele morava em frente a empresa mas todos os dias chegava atrasado e sempre tinha uma desculpa mas absurda que a outra. Claro que foi para a lista do olho da rua.
2º Uso do celular e do telefone da empresa para assuntos pessoais. Tem gente que acha que está em casa e briga com o namorado, com os filhos, com a empregada e muitas vezes aos gritos. E se alguém quiser falar com a pessoa tem que implorar por um minuto de sua atenção pois a vida pessoal é mais importante que o trabalho.
3º O funcionário candidato em época de eleição. Esse funcionário tem amizade com a empresa toda e claro sempre está em outros departamentos, mesas, etc menos na sua. É querido por todos mas o trabalho dele fica acumulado na mesa pois não dá tempo, afinal o social é mais importante.
4º A vaidosa - Essa é uma figurinha carimbada e bem comum. A todo momento a pessoa está fazendo maquiagem na mesa, no banheiro e toma banho de perfume ....Claro que a pessoa precisa estar arrumada mas bom senso é essencial.
5º O sabe tudo e não sabe nada. Esse tipo acha que conhece tudo, que só ele sabe, e que todos estão errados. Não aceita opinião. Se alguém faça algo contrário ao que ele pensa já vira um inimigo mortal.
6º O pavão. Esse até sabe fazer o trabalho mas perde tanto tempo contando vantagens e pedindo aplausos que torna-se irritante.
7º O coitadinho. Esse nunca tem tempo para nada, se cobram alguma coisa ele reclama que não conseguiu fazer pois está cheio de serviço, que ninguém ajuda, que precisa de um auxiliar mas na hora de chegar para os superiores e dizer que está sobrecarregado ela não vai. Sempre diz para o chefe que está tudo em ordem.
8º O Coca-Cola. Esse tipo é bem interessante, quando tem uma nova demanda ele toma a frente, diz que faz e acontece, agita todos e depois do mesmo jeito que a Coca- Cola perde o gás ele também perde e deixa todos na mão.
9º O agente secreto. Esse tipo nunca é encontrado na mesa ou no departamento. Você sabe que ele está na empresa pois o casaco está na cadeira mas o dito cujo que é bom nada. Bom como todo agente secreto deve estar por ai, escondido para não dizer enrolando, rsrs
10º O dissimulado . Esse o chefe chama ele para um feedback, aponta os erros dele e ele jura de pé junto que nunca cometeu nenhum erro desses ou que não lembra da situação.
Tenho mais uns 50 tipos na minha cabeça mas depois eu conto mais...
Se você se identificou com algum desses tipos é melhor ficar esperto pois tem sempre alguém de olho e você corre o sério risco de estar na próxima lista de cartão vermelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário