Dinâmica: A Família ideal

Público: grupos de jovens que se reúnem a algum tempo.

Material: oito corações de papel; em cada um deles estará escrito uma característica da família ideal: comunicação, respeito, cooperação, união, compreensão, fé , amizade, amor.

Desenvolvimento:

  1. O animador convida os presentes a formarem, espontaneamente, equipes em número não inferior a cinco pessoas. Escolhem um nome de família e, colocando-se a uns cinco metros do animador, ouvem as regras da dinâmica. A dinâmica consiste em descobrir a equipe que melhor reflete as características de uma família ideal. Para isso, todos devem enfrentar uma série de provas. Para algumas, são concedidos vários minutos de preparação. Outras, porém, devem ser realizadas de imediato. A família (equipe) que vence uma prova, recebe um coração. As últimas atividades realizam-se em conjunto (duas equipes se unem). 
  2. O animador vai propondo as equipes as diferentes provas: 
  • A família que chegar primeiro junto a ele, com a lista de todos os seus integrantes, recebe o coração da Comunicação.
  •  A família que melhor representar uma cena familiar, recebe o coração do Respeito. Dispõem de quatro minutos para a preparação desta prova. 
  •  A família que conseguir formar primeiro uma roda de crianças, recebe o coração da Cooperação.
  • A família que conseguir primeiro cinco cadernos e cinco lápis ou canetas, recebe o coração da Compreensão. 
  • A família que melhor representar, através da mímica, um ensinamento de Jesus, recebe o coração do Amor. As equipes dispõem de quatro minutos para preparar esta prova. 
  • As famílias (nesta prova, trabalha-se em conjunto com outra equipe) que apresentarem a Miss ou o Mister mais barrigudo (usam-se roupas), recebem o coração da União. As equipes dispõem de três minutos para se preparar. 
  • As famílias (as mesmas equipes em conjunto) que apresentarem o melhor conjunto vocal, recebem o coração da Amizade. As equipes dispõem de quatro minutos para se preparar. 
  • As famílias (as mesmas) que apresentarem o melhor “slogan” recebem o coração da Fé. Dispõem de quatro minutos para se preparar.
Em equipe avalia-se a experiência: .


  • Para que serviu a dinâmica ? 
  • Como cada um se sentiu durante o exercício ? 
  • Como foi a participação de sua equipe ? 

As respostas são comentadas em plenário e, a seguir, associa-se esta experiência à vida do grupo.

  • De que maneira pode associar a dinâmica à vida do grupo ?
  • Que podemos fazer para que haja mais integração ?

Dinâmica das Boas notícias

Público: Grupos de jovens ou de adultos

Material: uma folha de papel e lápis para cada pessoa.

Desenvolvimento:

  • O animador pode motivar o exercício da seguinte maneira: “Diariamente, todos nós recebemos notícias, boas ou más. Algumas delas foram motivo de grande alegria e por isso as guardamos com perfeita nitidez. Vamos hoje recordar algumas dessas boas notícias “. 
  • Logo após, explica como fazer o exercício: os participantes dispõem de 15 minutos para anotar na folha as três notícias mais felizes de sua vida. 
  • As pessoas comentam suas notícias em plenário, a começar pelo animador, seguido pelo vizinho da direita e, assim, sucessivamente, até que todos o façam. Em cada uma das vezes, os demais participantes podem dar seu parecer e fazer perguntas. 
  • Avaliação . Para que serviu a dinâmica ? . O que descobrimos acerca dos demais ?

Dinâmica: Descubra a senha

Público: adolescentes, mínimo 8 pessoas.

Duração: 10 minutos.

Material: nenhum.

Forme um círculo (ou determine uma ordem de participantes). A brincadeira consiste descobrir a senha que permite ir à festa.
 Cada jogador deve dizer "Vou a festa..." e acrescentar uma roupa ou acessório. O orientador do jogo, dirá se SIM ou NÃO de acordo com uma senha que ele determinou previamente sem dizer a ninguém. Quem descobre a senha pode se juntar ao orientador dizendo SIM ou NÃO para os colegas. Encerre o jogo quando mais da metade do grupo já houver descoberto a senha e deixe o grupo ajudar aos demais a identificar qual a senha. Sugestões de senhas: - roupas e acessórios que esteja vestindo no momento da brincadeira - objetos que comecem com letras do nome de cada jogador - roupas ou acessórios que a pessoa que está à direita esteja vestindo.

Dinâmica do cochicho

Objetivos

  • Levar todos os integrantes do grupo a participar de uma discussão. 
  • Colher opiniões e sugestões de um grupo e sondar interesses 
  • Criar uma atmosfera informal e democrática durante um estudo. 
  • Dar oportunidade para a troca de idéias dentro de um grupo. 
  • Obter rapidamente idéias, opiniões e posições dos participantes de um grupo 
Componentes

  • Coordenador: orientar e encaminhar o trabalho. 
  • Secretário: anota no quadro as idéias dos participantes. 
Público: acima de 7 pessoas


Passos

  • Coordenador expõe de forma clara uma questão, solicitando idéias do grupo. 
  • Coordenador divide o grupo de 2 em 2 ou 3 em 3(depende do número de participantes o grupo).
  • Formados os grupos, passam a trabalhar. Cada grupo tem 2, 3 ou 4 minutos para expor suas idéias, sendo um minuto para cada participante. 
  • Uma pessoas de cada grupo expõe em plenário, a síntese das idéias do seu grupo.
  • O secretário procura anotar as principais idéias no quadro.
  • O coordenador faz um comentário geral, esclarece dúvidas. 
  • Alguém do grupo pode fazer uma conclusão. 

Avaliação
  • O que aprendemos? 
  • O que descobrimos em relação ao grupo? 
  • O que precisamos aprofundar sobre este assunto?
Google Analytics Alternative