Programa de Gestão de Pessoas



Como ontem foi dia do trabalhador resolvi fazer uma homenagem diferente, vou disponibilizar alguns projetos de gestão de pessoas que fiz quando estava cursando a pós graduação em “Gestão Estratégica de Pessoas para Negócios”.
Alguns desses projetos eu adaptei de outros que vi por ai e montei meu book de projetos. Como os posts ficaria enorme vou dividi-lo em posts diários que estarão disponíveis todas as manhãs às 08:00 horas. Espero que gostem.
Segue a ordem de posts
Arroz feijão integração
Café com o presidente
Eu aluno
Conhecer

Para começar é necessário definir os papéis dos envolvidos no andamento da locomotiva que é a sua empresa.

Definindo os Papéis do Gerente e do Funcionário
Cada um dos lados envolvidos no processo de delegação precisa assumir alguns compromissos. Ambos possuem papéis importantes, mas diferentes.

Os Papéis dos Subordinados
Para que o processo de delegação funcione bem, o subordinado precisa fazer a sua parte. Isto significa, mais especificamente, que o subordinado precisa:
- Aceitar a responsabilidade que lhe foi confiada.
- Trabalhar dentro dos limites de autoridade.
- Se esforçar ao máximo.
- Ser responsável pelos resultados

Os Papéis do Gerente
Para que o processo de delegação funcione bem, o gerente precisa fazer a sua parte. Isto significa, mais especificamente,  que o gerente terá que:  

Estabelecer e usar controle amplo. Como
- Permitir que outros errem.
- Dar autoridade para o funcionário decidir
- Discutir e praticar as idéias que surgirem.

Lição do Bambu Chinês

Como hoje é dia do trabalhador a minha homenagem será com um texto. Espero que gostem e tenham um bom feriado.



O Bambu Chinês
Depois de plantada a semente deste incrível arbusto, não se vê nada por aproximadamente 5 anos - exceto o lento desabrochar de um diminuto broto, a partir do bulbo.
Durante 5 anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, mas... uma maciça e fibrosa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra está sendo construída.
Então, no final do 5º ano, o bambu chinês, cresce até atingir a altura de 25 metros.
Um escritor de nome Covey escreveu: "Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento e, às vezes, não vê nada por semanas, meses ou anos.
Mas se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5º ano chegará e, com ele, virão o crescimento e mudanças que você jamais esperava.
O bambu chinês nos ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projetos, de nossos sonhos...".
Apesar de toda sua altura, o bambu chinês é capaz de curvar-se até o chão diante de um vendaval. No entanto, tão logo cesse o vento, ele se reergue e volta a ser majestoso como sempre.
Para efetivos resultados em nossas ações de cooperação, devemos sempre lembrar do bambu chinês, para não desistirmos facilmente diante das dificuldades que surgirão.
Em nosso trabalho, inevitavelmente estaremos diante de projetos que envolvem mudanças de comportamento, de pensamento e de cultura.
Então, a exemplo do bambu chinês, tenha sempre dois hábitos: persistência e paciência, pois assim você alcançará tudo o que planeja.
Lembre-se que é preciso muita fibra para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita flexibilidade para se curvar até o chão. (Autor Desconhecido)

Dinâmica: Caça Ao Tesouro Humano


Objetivo: ajudar as pessoas a memorizarem os nomes umas das outras, desinibir, facilitar a identificação entre as pessoas; 
Material: uma folha com o questionário digitado, um lápis ou caneta para cada grupo; Intensidade: leve;
Desenvolvimento: o facilitador explica aos participantes que agora se inicia um momento em que todos terão a grande chance de se conhecerem. Dividir em pequenos grupos, a partir da lista de descrições, os grupos devem sair pela empresa ou ao ambiente definido e encontrar uma pessoa que se encaixe com cada item da lista, e pedir para pessoa que assine o nome na lacuna.
Exemplo:
1. Alguém que pratica atividade física no mínimo 3 vezes por semana;
2. Alguém que viva numa casa sem fumantes;
3. Alguém que já tenha morado em outra cidade;
4. Alguém cujo primeiro nome tenha mais de seis letras;
5. Alguém que use óculos;
6. Alguém que consuma frutas e verduras diariamente;
7. Alguém que goste de dançar semanalmente;
8. Alguém que tenha a mesma idade que você;
9. Alguém que goste de jogar futebol semanalmente;
10. Alguém que tenha um animal de estimação (qual?).
Pode-se aumentar a quantidade de questões ou reformular estas, dependendo do tipo e do tamanho do grupo. A equipe que primeiro completar todas as questões será a vencedora.

Mau atendimento - De quem é a culpa?



Ultimamente o péssimo atendimento tem me incomodado muito. a impressão que tenho é que as pessoas saem de casa com meta definida de quantas pessoas serão suas vítimas durante o dia.

De tanto que isso me incomoda parei para observar as pessoas em todos os ângulos.

Bom o primeiro local que somos mau tratados é na padaria, logo de manhã quando queremos tomar um mero café para começar a jornada. Fiquei imaginando o motivo daquela balconista me tratar como se eu fosse sua inimiga mortal sendo que eu apenas pedi um pão na chapa. Se eu fosse conversar com ela (claro que não vou pois com esse humor é capaz que ela me jogue na chapa junto com o meu pãozinho, rsrs), ela me diria que está irritada pois tem motivos para isso e listaria:

1- Peguei uma lotação que realmente fazia jus ao nome.
2- Depois no terminal de ônibus esperei 5 filas para conseguir ser transportada com dignidade
3- Como sempre o ônibus atrasou e meu medo de chegar atrasada começou a me incomodar.
4- O trem para variar estava super lotado, um safado que estava entre os passageiros resolveu aproveitar o aperto e ficou encostando em mim, claro que tive que dar umas bordoadas nele.
5- Desci do trem e andei 10 minutos para chegar ao trabalho
6- Cheguei faltando 5 minutos para iniciar meu expediente,
7- Meu chefe já me olhou de cara feia.
8- Vesti meu uniforme mais rápido que o super homem.
9- Tomei uma bronca do chefe pois cheguei em cima da hora, tentei justificar dizendo que saio de casa todos os dias às 06:30 para entrar às 09:00 em um trajeto que em dias sem trânsito e com o transporte funcionando faço em 40 minutos, não adiantou nada, ele parece que não é humano.
10- Tenho um balcão lotado para atender e estou sozinha aqui, todos estão com pressa mas eu não dou conta de tudo, faço o trabalho de 3 e ganho uma miséria.
11- Deixei meus filhos de 3 anos e o outro de 7 meses com a vizinha para ela levar na creche pois só abre às 07:00 e se eu sair esse horário chego atrasada.
12- Meu marido coitado está com problemas na coluna, ele é servente de pedreiro e carrega peso o dia todo e por isso teve um desvio na coluna mas não consegue passar no médico, tentou marcar uma consulta mas só tem vaga para novembro/2015. O jeito é ir tomando um analgésico para tentar aliviar as dores e continuar trabalhando.

Nos meus passeios mentais eu falaria com o chefe dessa moça para entender o outro lado. Ela reclama do salário baixo e da sobrecarga, ele me responderia:

1- Eu sei que ela está sobrecarregada mas não posso contratar outras pessoas no momento e nem aumentar o salário. A padaria está lotada mas mesmo assim estou com a corda no pescoço.
2- O aluguel do salão aumentou, tentei negociar mas o dono não quis conversa, disse ou paga ou sai. São R$ 5000,00
3- Pago R$ 1000,00 de salário para ela, mais vale transporte R$ 230,00, cesta básica de R$ 100,00, assistência médica R$ 100,00, essa funcionária custa R$ 1898,89. ( quer saber como é feito esse calculo? O link estará no final do post).
4- Fora os impostos que tenho que pagar, a cada dia tenho que me adaptar a uma nova cobrança, por mais que eu venda sempre estou no limite.
5- No mês passado fui assaltado 5 vezes, isso acabou com o meu orçamento, tive que contratar um segurança particular, mais um gasto.
6- As vezes penso em desistir de tudo pois ser empreendedor no Brasil não é fácil mas se eu fechar as portas o que vai ser das 8 pessoas que trabalham aqui? Com essa crise que estamos vivendo está difícil conseguir um novo emprego.
7- E eu o que poderia fazer, sou Pedagogo, tinha o sonho de ser professor mas sinceramente tenho medo de encarar a escola pública, além do salário que não me atrai tem os perigos da profissão. Admiro meus colegas de faculdade que seguiram a carreira.
8- Meu sonho hoje é ter uma condição de vida melhor e dar uma condição melhor para o meu funcionário mas por enquanto o máximo que posso fazer é servir o café do moço de terno que está aguardando ser atendido.

Com tudo isso fico me perguntando, essa moça tem qualidade de vida para ter condições emocionais para trabalhar? Esse patrão tem condições de dar um ambiente melhor ou um salário melhor? Muitos podem dizer que isso não justifica o atendimento ruim, eu sei disso mas chega uma hora que o povo sofrido não sabe mais o que fazer e acaba descontando em quem não tem culpa.

E então de quem é a culpa pelo mau atendimento?

**Esses diálogos são frutos dos meus ensaios mentais, olho para uma pessoa no trem lotado, pois é o trajeto narrado é o meu, a volta para casa é bem pior, qualquer dia escrevo sobre a volta, fico imaginando a história de vida dela. Já fui empreendedora, já tive escola de inglês, loja virtual de roupa de bebê e loja de doces, sei direitinho quanto custa um negócio, e posso garantir custa caro.***


Quer saber quanto você custa ao seu empregador? Segue o link da calculadora abaixo. Um detalhe essa calculadora considera quem é optante pelo simples, quem não é tem o valor de INSS de terceiros que gira em torno de 5,80% (média). Mas esse é outro assunto.....

http://www.calculador.com.br/calculo/custo-funcionario-empresa
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