Dinâmica: Abrigo subterrâneo

Participantes: 30 pessoas. 

Objetivos: 
a) esclarecer valores e conceitos morais.
b) provocar um exercício de consenso, a fim de demonstrar sua dificuldade, principalmente quando os valores e conceitos morais estão em jogo.

Tempo Estimado: 1 hora.

Desenvolvimento: o coordenador explica os objetivos do exercício. A seguir distribuirá uma cópia do “abrigo subterrâneo” a todos os participantes, para que façam uma decisão individual, escolhendo as seis pessoas de sua preferência. Organizar, a seguir, subgrupos de 5 pessoas. Para realizar a decisão grupal, procurando-se alcançar um consenso. Forma-se novamente o grupo maior, para que cada subgrupo possa relatar o resultado da decisão grupal. Segue-se um debate sobre a experiência vivida. 
Abrigo subterrâneo
Imaginem que nossa cidade está sob ameaça de um bombardeio. Aproxima-se um homem e lhes solicita uma decisão imediata. Existe um abrigo subterrâneo que só pode acomodar seis pessoas. Há doze pessoas interessadas a entrar no abrigo. Faça sua escolha, destacando seis somente.
- Um violinista, com 40 anos de idade, narcótico viciado;
- Um advogado, com 25 anos de idade;
- A mulher do advogado, com 24 anos de idade, que acaba de sair do manicômio. Ambos preferem ou ficar juntos no abrigo, ou fora dele;
- Um sacerdote, com a idade de setenta e cinco anos;
- Uma prostituta, com 34 anos de idade;
- Um ateu, com 20 anos de idade, autor de vários assassinatos;
- Uma universitária que fez voto de castidade;
- Um físico, com 28 anos de idade, que só aceita entrar no abrigo se puder levar consigo sua arma;
- Um declamador fanático, com 21 anos de idade;
- Uma menina com 12 anos e baixo Q. I;
- Um homossexual, com 47 anos de idade;
- Um débil mental, com 32 anos de idade, que sofre de ataques epilépticos. 

Dinâmica: Caneta Na Garrafa

OBJETIVO:
Trabalhar integração, interdependência e sinergia nas atividades em equipe.

CENÁRIO:
A garrafa e a "boquinha da garrafa". Mas não é a "boquinha da garrafa". O desafio aqui é outro. É a caneta dentro da garrafa. Só que, com algumas condições.

DESENVOLVIMENTO:
1. Propor ao grupo o desafio de colocar a caneta dentro da garrafa obedecendo as seguintes regras:
Cada participante amarra a ponta de um dos cordões na cintura;
Todos os cordões devem estar esticados;
O cordão que bambear será cortado.
2. A partir do sinal dado pelo coordenador o grupo pode começar a trabalhar.
3. Caso se trabalhe com grandes grupos podem ser formadas duas equipes. O ideal é que cada equipe seja formada com de dez a quinze pessoas. Se tiver mais que 30 pessoas, colocar os demais como observadores.

PROCESSAMENTO:
Indagar do grupo:
Como foi desenvolvida a experiência?
Quais foram os critérios utilizados?
A partir dos comentários do grupo ir elaborando o roteiro para a fase de Organização no 5 “S”.

MATERIAL:
Barbantes previamente amarrados por uma das pontas com uma caneta pendurada, garrafa e música ambiente.

Dinâmica: Construção De Torres


OBJETIVO:
Demonstrar a influência do tipo de liderança na produtividade e satisfação do trabalho em grupo.

CENÁRIO:
Somos construtores de torres. Nossa missão é construir torres. Torres de qualidade, quanto mais altas, melhor.

DESENVOLVIMENTO:
1 Formam-se grupos de 4 pessoas. Cada grupo se compõe de um operário, um supervisor e dois observadores. A tarefa consiste em o operário, com os olhos vendados e sob a orientação do supervisor, montar a torre, feita de palitos de fósforos colocados em paralelos, formando um quadrado, dois sobre dois. Os observadores estarão tomando nota do que forem observando, tanto na relação entre operário e o supervisor, quanto nos resultados atingidos.
2 Cada dupla tem 3 minutos para construir sua torre. Em seguida. Trocam-se os papéis. Num segundo momento os observadores passam a viver a experiência de operário e supervisor, com os outros dois colegas como observadores.

PROCESSAMENTO:
Como vocês se sentiram enquanto operários?
E como se sentiram como supervisores?
Na medida em que o grupo for expressando os seus sentimentos, começar a explorar o desenvolvimento do jogo. Quando observadores, como vocês perceberam o andamento do processo? Observaram alguma relação entre a forma de liderança e os resultados alcançados?

MATERIAL:
Palitos de fósforos e venda para os olhos.


Dinâmica: Gincana Da Alegria

Objetivo: criatividade, conhecimentos gerais, trabalho em equipe e descontração; 
Material: papel, canetas, tesouras; 
Desenvolvimento: essa gincana é muito divertida e estimula muito o participante, o professor deve organizar os temas, o material e levar tudo pronto para aplicar a brincadeira. Os temas podem ser os seguintes:
- FICHA DE 30 SEGUNDOS: uma pessoa de cada grupo pega a sua fichas com 5 itens escritos, essa pessoa não pode falar o que está escrito, somente fazer a mímica e o restante do grupo tenta adivinhar o que esta sendo imitado. Ex: óculos, livro, avião, chave de porta, carro. O tempo é de 30 segundos para o grupo acertar. Vale 50 pontos se acertar.
- FILMES: o coordenador escreve em um papel o nome de um filme. Ex: TITANIC. E chama um dos componentes do grupo, mostra o que está escrito, a pessoa terá que fazer a representação do filme com mímica, o tempo é de 1 minuto. Vale 50 pontos por filme.
- CULTURAL: o coordenador descreve 10 perguntas culturais, sobre assuntos diversificados, e faz as perguntas para uma equipe, se a equipe não souber responder pode passar, se errar a outra equipe pode responder. Vale 10 pontos por pergunta.
- EX: Qual dos líquidos é considerado solvente universal?
( ) Éder;
( ) Mercúrio;
( ) Acetona;
(x) Água.
- SÍLABAS: o coordenador vai falar o começo de uma palavra e a equipe tem que acertar o nome do que se quer saber. Exemplo: o professor fala CA...E a equipe tem que saber responder. O correto é CACHORRO. A equipe tem duas chances para acertar, caso não acerte, pula para a próxima palavra, cada equipe tem 5 palavras, valendo 50 pontos no total.
OBS: No final da dinâmica, o coordenador faz a contagem dos pontos e a equipe que fizer mais pontos é a vencedora.

Dinâmica: Imobiliária Dinâmica


OBJETIVO:
Estar atento às mudanças do mercado bem como a entrada de novos concorrentes, desestabilizando a situação atual.

DESENVOLVIMENTO:
1. Dividir o grupo em sub-grupos de 3 pessoas. Duas levantam os braços, dando-se as mãos, formando uma ‘casinha’, onde o terceiro elemento deverá se posicionar.
2. Ao comando de “inquilino”, todos os que estão dentro das casas devem trocar de casa. Quando o coordenador disser “casa”, as casas trocam de lugar, ficando os inquilinos imóveis. Ao comando de “terremoto”, todo mundo troca de lugar.
3. Depois, o coordenador ou outro participante entra no jogo, tomando o lugar de alguém, que vai sobrar.


MATERIAL:
Nenhum.

Dinâmica Das Cores


Objetivo: socialização, percepção e descontração; 

Material: papel crepom e fita crepe;

Desenvolvimento: Antes de iniciar a dinâmica, o professor coloca no meio da sala vários pedaços de papel crepom, de cores diferentes. Exemplo: amarelo, azul, branco, vermelho. O professor pede que todos peguem 5 pedaços de papel de cada cor e peguem um pedaço de fita e cortem em pequenos pedaços, deixando colado na parte da frente da camiseta para ser usada quando necessário.
Agora que todos estão com os pedaços de papel e a fita, vamos começar a caminhar pela sala, olhando no olho dos participantes. O professor pede que rapidamente os participantes encostem a mão nas pessoas que tiverem algum objeto na cor branca, pode ser na camiseta, na calça, no tênis, etc... E fiquem parados por um instante, após o sinal continuam a caminhar e novamente que se encostem a duas cores diferentes. Todos estão mais socializados, vamos começar nossa dinâmica. O professor pede que todos caminhem pela sala com os pedaços de papéis nas mãos e olhem no olho dos seus colegas, sem que o colega note você vai colar um dos papéis que tem nas mãos, da cor que quiser e achar que combina com a pessoa que escolheu, pode colar em quem você queira os papéis que tem, e é claro você receberá também alguns papéis. Após um determinado tempo, o professor pede que os participantes joguem fora os papéis que sobraram nas mãos e tirem todos os papéis colados nas costas e segurem por um instante. O professor começa a explicar o significado da dinâmica e das cores. Cada cor tem um significado e expressa algo de positivo entre as pessoas que você escolheu. O significado de cada cor é:
- Amarelo: amizade;
- Azul: sábio;
- Branco: paz e tranqüilidade;
- Vermelho: alegria e descontração.
Comentário: O professor pode fazer adaptações conforme o grupo, e escolher as cores e o significado delas, está é uma dinâmica muito boa para a socialização.

Dinâmica: Máquinas De Pessoas



OBJETIVO
Perceber que há sempre uma forma interessante de se trabalhar com o inusitado.
Despertar da criatividade e quebra de paradigmas.

CENÁRIO:
Lembrar o Zoológico. O quanto é bom observar os animais. No momento, nós somos o Zoológico, e a dificuldade é que estamos muito atrasados tecnologicamente. Precisamos modernizar, e para isso vamos fazer um trabalho em equipes.

DESENVOLVIMENTO:
1. Dividir o grupo em equipes de 08 a 10 pessoas.
2. Cada equipe tem como objetivo construir uma máquina. As máquinas que precisamos são:
Uma banheira de hidromassagem para girafas;
Um lava-jato para elefantes;
Um chuveiro especial para gatos do mato.
3 Ao final cada grupo deverá representar com os próprios corpos e movimentos a máquina em funcionamento.

PROCESSAMENTO:
Conversar com o grupo sobre a experiência e seus desafios. Correlacionar com as concepções de possível e impossível, o habitual e o novo no trabalho

Dinâmica: Argolas

Participantes: livre

Objetivo:
Propiciar um momento de feedback ao grupo, facilitando a manutenção ou mudança de comportamentos e atitudes.
Material: Argolas verdes e amarelas, em número proporcional aos participantes do grupo.
Desenvolvimento:
Formar um círculo único com todos os membros do grupo.
O coordenador entrega duas argolas a cada participante, sendo uma verde e outra amarela. O verde vale por um reforço positivo a alguma qualidade percebida. O amarelo vale como um ligeiro toque, ou um sinal de alerta, quanto a algum aspecto observado.
Ao som de música instrumental suave, pedir que cada colega vá oferecendo as argolas aos demais, de acordo com as seguintes regras:
Cada participante só poderá entregar uma argola se comunicar ao colega a qualidade observada, se verde, ou o significado do alerta, se amarela.
Cada participante só poderá entregar uma argola para um mesmo colega.
Uma argola só pode ser entregue se o colega ainda não recebeu uma daquela cor.
Cada participante só poderá receber duas argolas, sendo uma de cada cor

PROCESSAMENTO:
Retornar para o círculo e permitir que todos comentem livremente o exercício. É importante dar um tempo suficiente para que todos possam se expressar, uma vez que este exercício revolve em profundidade a auto-imagem da pessoa.



Dinâmica: Posso Entrar?


OBJETIVOS: Promover o entrosamento dos membros do grupo que estiverem mais “deslocados” e levar os participantes a refletirem sobre as razões que levam um grupo a ser “fechado”, de difícil acesso.

MATERIAL: Não é necessário.

PROCESSO: Uma vez percebido quem está deslocado no grupo, o facilitador orienta a formação de um círculo ( ou mais de um, se for o caso), onde os participantes ficam com os braços entrelaçados fortemente. 
As pessoas que irão formar o círculo deverão ser convidadas uma a uma, justamente para deixar de fora aquelas que irão tentar entrar no círculo.
Após a formação do círculo, cada pessoa que estiver fora vai tentar entrar.
A função dos que estiverem formando o círculo é não permitir, sob hipótese nenhuma, a entrada do “intruso” no círculo.
Tendo conseguido ou não, o facilitador deve substituir a pessoa que tentou entrar no círculo (se for mais de uma que ficou sentada), até que todas tenham participado.
Ao final, todos sentam no chão e é aberto espaço para o questionamento:
Quais os sentimentos experimentados durante o exercício?
Qual a sensação de não ser escolhido para participar do círculo?
O que você sentiu ao não conseguir entrar no grupo?
O que você sentiu ao conseguir?
Durante o questionamento, o facilitador deve (se não tiver acontecido) promover o entrosamento, de forma calorosa, dessa(s) pessoa(s) ao grupo.


Dinâmica: Roda Máxima E Roda Mínima


OBJETIVO:
Desenvolver sentimento de equipe.

DESENVOLVIMENTO:
1. Formar um círculo único com todo o grupo, de mãos dadas.
2. Abrir ao máximo possível o círculo, ao ponto de as pessoas estarem se tocando apenas pelas pontas dos dedos. Nesse momento, dar um tempo para que todos possam se perceber enquanto círculo.
3. Pedir em seguida para que todos vão se aproximando, fechando o círculo. Fechando e fechando, cada vez mais, até que uns vão entrando para dentro do círculo e formando um círculo cheio, para que o grupo ocupe o menor espaço possível dentro da sala.
4. Quando parecer que está o mais apertado possível, pedir que apertem ainda mais se elevando nas pontas dos pés.
5. Deixar que todos permaneçam por um instante percebendo o grupo nessa nova formação.

PROCESSAMENTO:
Deixar que o grupo comente livremente a experiência e o seu sentimento enquanto equipe. Procurar reforçar a importância de se trabalhar bem tanto a distância quanto a proximidade para uma boa relação em equipe.

MATERIAL:
Nenhum.



Dinâmica do " Pegadinha do Animal"


Participantes: livre

Objetivo: "quebra gelo" descontração geral.

Material: Papel e caneta

Desenvolvimento: Entrega-se a cada participante um papel com o nome de um animal, sem ver o do outro.
Em seguida todos ficam em círculo de mãos dadas. Quando o animal for chamado pelo coordenador, a pessoa correspondente ao animal, deve se agachar tentando abaixar os colegas da direita e da esquerda. E os outros devem tentar impedir que ele se abaixe.
Obs: todos os animais são iguais, e quando o coordenador chama o nome do animal todos vão cair de "bumbum" no chão, causando uma grande risada geral.


Dinâmica da "Verdade ou Consequência? "



Participantes: acima de 5

Objetivo: Socialização

Material: garrafa

Desenvolvimento: Em círculo os participantes devem estar de posse de uma garrafa que deve ficar ao centro. Ao sinal do Coordenador, alguém gira a garrafa e para quem o bico da garrafa apontar é perguntado: _Verdade ou Consequência? Caso ele escolha verdade, a pessoa onde o fundo da garrafa apontou deve perguntar algo e ele obrigatoriamente deve responder a verdade.
Se ele responder consequência deve pagar uma prenda (executar uma tarefa) estipulada pela pessoa que o fundo da garrafa apontou. A que respondeu gira a garrafa.



Dinâmica do "Substantivo"



Participantes: acima de 5

Objetivo: Desenvolver a criatividade, socialização e desinibição

Material: papel e caneta


Desenvolvimento: Em círculo os participantes devem estar de posse de um pedaço de papel e caneta. Cada um deve escrever um substantivo ou adjetivo qualquer estipulado pelo Coordenador, sem permitir que os outros vejam. Em seguida deve-se passar o papel para a pessoa da direita para que este represente em forma de mímicas. Podendo representar uma palavra mais fácil, dividi-la e juntar com outra para explicar a real palavra escrita pelo participante, mas é proibido soltar qualquer tipo de som.

Dinâmica do "Rolo de Barbante"



Participantes: Acima de 5

Objetivo: Essa dinâmica pode ser feita com diversos objetivos e pode ser utilizada também em festas e eventos como o Natal e festas de fim de ano. Ex: cada pessoa que enviar o barbante falar um agradecimento e desejar feliz festas

Material: rolo grande de barbante

Desenvolvimento: Em círculo os participantes devem se assentar. O Coordenador deve adquirir anteriormente um rolo grande de barbante. E o primeiro participante deve, segurando a ponta do barbante, jogar o rolo para alguém (o coordenador estipula antes ex: que gosta mais, que gostaria de conhecer mais, que admira, que gostaria de lhe dizer algo, que tem determinada qualidade, etc.) que ele queira e justificar o porquê ! A pessoa agarra o rolo, segura o barbante e joga para a próxima. Ao final torna-se uma "teia" grande. O coordenador deverá comentar a importância de colaboração mutua, pois se alguém soltar o barbante a teia será desfeita.



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